Diante do cenário comum a Educação, sobre a realidade de Gestões garantidas pelo ‘’clientelismo político’’ e a desqualificação da prática escolar, visa-se compreender o conceito de Gestão democrática e participativa perante a colaboração de todos para a construção e efetivação de um Projeto Político Pedagógico eficaz. Reflete-se a dimensão do Projeto, a prática ativa da gestão democrática e avalia-se a contribuição da docência para; o desenvolver do Documento norteador da Escola. Entendem-se as fragilidades do sistema de forma que a democracia é percebida, mas não legitimada em todos os âmbitos cabíveis a sua abrangência. Com isso, pretende-se com esse artigo avaliar a colaboração das práticas docentes para a legitimação do Projeto Político Pedagógico, sendo trazidas dificuldades na efetivação de uma construção coletiva. Agir sobre a relação teoria e prática são o alvo dessa análise, compreender conceitos, refletir limitações é o resultado da dicotomia entre o construir e o efetivar. Nessa perspectiva, utiliza-se como métodos: a pesquisa do tipo qualitativa, observações e entrevistas semi-estruturadas. Este trabalho surgiu como pré-requisito de uma disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Dentre alguns autores que foram utilizados, encontra-se: Veiga, Luck, Libâneo, entre outros, para possibilitar uma discussão coerente entre o teórico e o empírico. Diante disso, percebe-se como resultado, é que apesar de todo o embate de teoria e prática, há uma relação democrática na construção do Projeto Político Pedagógico, aliado a gestão, docência e comunidade, descaracterizando toda ideia de que o Projeto é comprado ou não é construído em conjunto.