MELO, Ernando De Sousa et al.. Jornal como recurso pedagógico na prática do reforço escolar. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/179>. Acesso em: 22/12/2024 19:49
Este trabalho é resultado de uma das atividades desenvolvidas no eixo de monitoria do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID intitulado Jornal Folhetim PIBID, na Escola Municipal Dr. Lauro de Andrade Correia, que tem como objetivo construir habilidades jornalísticas nos alunos através da leitura e da escrita, mecanismos essenciais à aprendizagem, que rompe com as barreiras da desigualdade de raciocínio. O Jornal Folhetim PIBID circula internamente no espaço da escola e tem como produtores os próprios alunos com suas produções de leitura e escrita, narrando fatos do cotidiano da escola e da comunidade onde estão inseridas. Essas ações são feitas de forma prazerosa e participativa. Fundamentamo-nos em estudiosos no assunto como: Teberosky (2001) e Ferreiro (1997). Os resultados parciais já podem ser vistos com a produção de textos sobre as comemorações do dia da criança onde os alunos relataram as brincadeiras, oficinas e outras atividades ocorridas. Os textos foram escritos em forma de notícias e poesias.