INTRODUÇÃO: Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) constitui barreiras físicas primárias na prevenção contra os riscos de exposição aos agentes biológicos. Nas FIP o uso desses equipamentos nos laboratórios é muitas vezes negligenciado pelos estudantes de Medicina. São muitos os que não sabem os riscos os quais estão sujeitos. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção e proporcionar conhecimentos aos acadêmicos de medicina sobre o uso de EPIs e sua importância nas práticas laboratoriais. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa realizada por meio da aplicação de um questionário fechado elaborado e aplicado pelos pesquisadores, com 14 questões pertinentes à percepção dos estudantes entrevistados sobre a importância do uso de EPIs em suas práticas laboratoriais. Participaram da pesquisa apenas os acadêmicos do curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos – Paraíba (FIP). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Evidenciou-se que os acadêmicos entrevistados conhecem o significado da sigla EPI, mas uma parcela considerável não soube identificar os principais deles, o que mostra ser preciso um processo de educação em saúde para conscientizar quanto à importância dos mesmos. Também foi percebido que quase metade dos entrevistados está com o cartão de vacinas desatualizado, podendo a instituição promover campanhas internas de atualização desde o ingresso dos mesmos, visto a importância da imunização diante dos riscos os quais esse grupo está exposto diariamente. CONCLUSÃO: Esse estudo demonstrou que os alunos de medicina das FIP não possuem uma percepção adequada quanto ao uso de EPIs e a importância de seu uso em práticas laboratoriais. Diante disso, sugere-se um treinamento adequado e a constante e rigorosa exigência quanto ao uso de EPIs pelos acadêmicos com o intuito de prevenir acidentes e contaminações dos mesmos.