PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DOS EPI’S NAS PRÁTICAS LABORATORIAIS
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Este artigo tem como objetivo analisar a percepção e proporcionar conhecimentos aos acadêmicos de medicina sobre o uso de EPIs e sua importância nas práticas laboratoriais. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa realizada por meio da aplicação de um questionário fechado elaborado e aplicado pelos pesquisadores, com 14 questões pertinentes à percepção dos estudantes entrevistados sobre a importância do uso de EPIs em suas práticas laboratoriais. Participaram da pesquisa apenas os acadêmicos do curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos – Paraíba (FIP). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Evidenciou-se que os acadêmicos entrevistados conhecem o significado da sigla EPI, mas uma parcela considerável não soube identificar os principais deles, o que mostra ser preciso um processo de educação em saúde para conscientizar quanto à importância dos mesmos. Também foi percebido que quase metade dos entrevistados está com o cartão de vacinas desatualizado, podendo a instituição promover campanhas internas de atualização desde o ingresso dos mesmos, visto a importância da imunização diante dos riscos os quais esse grupo está exposto diariamente. CONCLUSÃO: Esse estudo demonstrou que os alunos de medicina das FIP não possuem uma percepção adequada quanto ao uso de EPIs e a importância de seu uso em práticas laboratoriais. Diante disso, sugere-se um treinamento adequado e a constante e rigorosa exigência quanto ao uso de EPIs pelos acadêmicos com o intuito de prevenir acidentes e contaminações dos mesmos." 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