SANTOS, Ilza Iris Dos. A prática de bullying nas escolas e suas afetações psicológicas. Anais VI CONGREFIP... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27718>. Acesso em: 23/12/2024 03:41
INTRODUÇÃO O termo bullying refere-se a uma forma específica de comportamento agressivo e violento no contexto escolar, entre pares. Sendo caracterizado a partir de três critérios: intencionalidade, repetitividade e desequilíbrio de poder (Olweus, 2013). Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo de educar os adolescentes sobre as consequências das práticas do bullying e as consequências dessa ação na vida das vítimas. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir de uma intervenção realizada em uma escola Estadual no município de Mossoró/RN no dia 10 de novembro de 2016, para um público de 280 alunos, com idades variantes entre 8 a 23 anos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Observando esses aspectos, discorreu-se uma intervenção no sentido educativo, onde foi possível trazer a realidade, mostrar falhas de condutas de apoios comportamentais frente ao bullying, seja ele agressor ou vítima. Pelos relatos, no total foram contabilizados 15 casos que mereciam atenção e intervenção educacional, familiar e possivelmente psicológica, o que deixou os funcionários ainda mais preocupados e em alerta pois, a intervenção revelou os agressores e as vítimas. CONCLUSÕES: Diante do contexto atual, faz-se necessária medidas de controle, como por exemplo: registros de ocorrências e aplicações correções. Uma outra medida que poderia melhorar a situação atual da instituição seria uma assistência embasada em intervenções continuadas objetivando esclarecer e apoiar as vítimas quanto as suas necessidades emocionais e psicológicas oriundas do comportamento atuante por alguns praticantes de bullying.