UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO DE CONSOLATIONE PHILOSOPHIAE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27675 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1188 "titulo" => "UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO DE CONSOLATIONE PHILOSOPHIAE" "resumo" => "Como mestre, Boécio é conhecido por introduzir a escolástica como um sistema de aprendizagem que visa, dentre outras coisas, a conciliação da fé com o pensamento crítico. Por outro lado é difundido por sua contribuição na construção de método educacional de caráter literário, pois além de ser um dos principais tradutores e comentadores das obras aristotélicas de sua época, Boécio demonstrava ter extrema preocupação em tornar acessível por meio da escrita o conhecimento. Sua colaboração como educador terá um grande expoente no que ultrapassa à escolástica, pois será Boécio um dos primeiros a pensar o conhecimento como sendo formas hierárquicas das ciências para diferenciar aquilo que estivesse dentro da filosofia teorética ou especulativa e da filosofia prática ou ativa. No De Consolatione Philosophiae há um caráter pedagógico evidenciado na forma de abordagem das problemáticas contidas na obra, em que o esforço está em demonstrar uma postura filosófica que assuma um elo entre o conhecimento e aquele que almeja o saber. Desta forma, é possível a afirmação de que Boécio tentou por meio da do De Consolatione estimular a retomada do uso da razão como instrumento originário do pensamento, por meio do entendimento de encarar os processos de ensino e aprendizagem a partir do estrito exercício racional e não como uma síntese doutrinal do conhecimento. Para isso, ele reconstrói engrenagens que propiciam num processo de ensino e da aprendizagem alinhada em três importantes pilares desse complexo sistema, elaborando vários aspectos que o conhecimento possui. O primeiro vem a ser a pedagogia, que tradicionalmente é entendida como a parte que engloba todas as problematizações da relação do conhecimento e da compreensão. O segundo é o aspecto educacional, que abrange a aplicação do conhecimento em uma realidade da qual o indivíduo seja participante. E por último, o método ou a didática, que por sua vez se aproxima de um conjunto de técnicas que facilita a assimilação do saber. Desta forma, a discussão acerca do pensamento de Boécio, no tocante a educação, é um exercício de consolidação do filosofar com caráter necessário para a construção pedagógica do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "BOÉCIO, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1188_14032017133430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURO CRISTIANO MARCULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "LAURO LEAL" "autor_email" => "laurocristiano@gmail.com" "autor_ies" => "IESM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27675 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1188 "titulo" => "UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO DE CONSOLATIONE PHILOSOPHIAE" "resumo" => "Como mestre, Boécio é conhecido por introduzir a escolástica como um sistema de aprendizagem que visa, dentre outras coisas, a conciliação da fé com o pensamento crítico. Por outro lado é difundido por sua contribuição na construção de método educacional de caráter literário, pois além de ser um dos principais tradutores e comentadores das obras aristotélicas de sua época, Boécio demonstrava ter extrema preocupação em tornar acessível por meio da escrita o conhecimento. Sua colaboração como educador terá um grande expoente no que ultrapassa à escolástica, pois será Boécio um dos primeiros a pensar o conhecimento como sendo formas hierárquicas das ciências para diferenciar aquilo que estivesse dentro da filosofia teorética ou especulativa e da filosofia prática ou ativa. No De Consolatione Philosophiae há um caráter pedagógico evidenciado na forma de abordagem das problemáticas contidas na obra, em que o esforço está em demonstrar uma postura filosófica que assuma um elo entre o conhecimento e aquele que almeja o saber. Desta forma, é possível a afirmação de que Boécio tentou por meio da do De Consolatione estimular a retomada do uso da razão como instrumento originário do pensamento, por meio do entendimento de encarar os processos de ensino e aprendizagem a partir do estrito exercício racional e não como uma síntese doutrinal do conhecimento. Para isso, ele reconstrói engrenagens que propiciam num processo de ensino e da aprendizagem alinhada em três importantes pilares desse complexo sistema, elaborando vários aspectos que o conhecimento possui. O primeiro vem a ser a pedagogia, que tradicionalmente é entendida como a parte que engloba todas as problematizações da relação do conhecimento e da compreensão. O segundo é o aspecto educacional, que abrange a aplicação do conhecimento em uma realidade da qual o indivíduo seja participante. E por último, o método ou a didática, que por sua vez se aproxima de um conjunto de técnicas que facilita a assimilação do saber. Desta forma, a discussão acerca do pensamento de Boécio, no tocante a educação, é um exercício de consolidação do filosofar com caráter necessário para a construção pedagógica do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "BOÉCIO, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1188_14032017133430.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURO CRISTIANO MARCULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "LAURO LEAL" "autor_email" => "laurocristiano@gmail.com" "autor_ies" => "IESM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }