Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Palavra-chaves: SOCIOINTERACIONISMO DISCURSIVO, GÊNERO TEXTUAL, BIOGRAFIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27207
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE"
    "resumo" => """
      Nossa pesquisa alinha-se à teoria do sociointeracionismo discursivo, que abraça a ideia de que o sujeito se constitui como pessoa participativa da construção do meio social ao qual pertence por meio da linguagem e que esta se materializa por meio dos gêneros textuais, operando como canal de materialização da linguagem. Nesta perspectiva, acreditamos na importância e na necessidade de o professor de Língua Inglesa desenvolver atividades voltadas para a produção de gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Diante de tais constatações, este estudo tem como objetivo analisar de que forma a proposta de trabalho como o gênero textual biografia, pode contribuir para a formação de pibidianos. A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Língua Inglesa vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. O autor desse texto, no papel de monitor, esteve presente no desenvolvimento das atividades voltadas para a produção do referido gênero textual em uma turma de ensino fundamental II, turno vespertino, com um encontro semanal de 90min, em uma escola pública na cidade de Campina Grande, PB. Como resultado do estudo, nossa análise indica que o desenvolvimento de atividades voltadas para a produção de gêneros textuais, em nosso caso a biografia, auxilia com a formação dos pibidianos na medida em que estes passam a compreender a importância do seu trabalho docente a partir da contribuição na construção de conhecimentos linguísticos dos alunos, agindo sobretudo de modo reflexivo, e partindo da troca de experiências entre o docente em formação inicial e o aluno.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chaves: Sociointeracionismo Discursivo; Gênero Textual; Biografia; Sequência Didática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "SOCIOINTERACIONISMO DISCURSIVO, GÊNERO TEXTUAL, BIOGRAFIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID418_21032017221227.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN BRANDÃO DE ALBUQUERQUE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN BRANDÃO"
    "autor_email" => "alanbalbuquerque@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27207
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 418
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DOCENTE"
    "resumo" => """
      Nossa pesquisa alinha-se à teoria do sociointeracionismo discursivo, que abraça a ideia de que o sujeito se constitui como pessoa participativa da construção do meio social ao qual pertence por meio da linguagem e que esta se materializa por meio dos gêneros textuais, operando como canal de materialização da linguagem. Nesta perspectiva, acreditamos na importância e na necessidade de o professor de Língua Inglesa desenvolver atividades voltadas para a produção de gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Diante de tais constatações, este estudo tem como objetivo analisar de que forma a proposta de trabalho como o gênero textual biografia, pode contribuir para a formação de pibidianos. A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Língua Inglesa vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. O autor desse texto, no papel de monitor, esteve presente no desenvolvimento das atividades voltadas para a produção do referido gênero textual em uma turma de ensino fundamental II, turno vespertino, com um encontro semanal de 90min, em uma escola pública na cidade de Campina Grande, PB. Como resultado do estudo, nossa análise indica que o desenvolvimento de atividades voltadas para a produção de gêneros textuais, em nosso caso a biografia, auxilia com a formação dos pibidianos na medida em que estes passam a compreender a importância do seu trabalho docente a partir da contribuição na construção de conhecimentos linguísticos dos alunos, agindo sobretudo de modo reflexivo, e partindo da troca de experiências entre o docente em formação inicial e o aluno.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chaves: Sociointeracionismo Discursivo; Gênero Textual; Biografia; Sequência Didática.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "SOCIOINTERACIONISMO DISCURSIVO, GÊNERO TEXTUAL, BIOGRAFIA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID418_21032017221227.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN BRANDÃO DE ALBUQUERQUE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ALAN BRANDÃO"
    "autor_email" => "alanbalbuquerque@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Nossa pesquisa alinha-se à teoria do sociointeracionismo discursivo, que abraça a ideia de que o sujeito se constitui como pessoa participativa da construção do meio social ao qual pertence por meio da linguagem e que esta se materializa por meio dos gêneros textuais, operando como canal de materialização da linguagem. Nesta perspectiva, acreditamos na importância e na necessidade de o professor de Língua Inglesa desenvolver atividades voltadas para a produção de gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Diante de tais constatações, este estudo tem como objetivo analisar de que forma a proposta de trabalho como o gênero textual biografia, pode contribuir para a formação de pibidianos. A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Língua Inglesa vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. O autor desse texto, no papel de monitor, esteve presente no desenvolvimento das atividades voltadas para a produção do referido gênero textual em uma turma de ensino fundamental II, turno vespertino, com um encontro semanal de 90min, em uma escola pública na cidade de Campina Grande, PB. Como resultado do estudo, nossa análise indica que o desenvolvimento de atividades voltadas para a produção de gêneros textuais, em nosso caso a biografia, auxilia com a formação dos pibidianos na medida em que estes passam a compreender a importância do seu trabalho docente a partir da contribuição na construção de conhecimentos linguísticos dos alunos, agindo sobretudo de modo reflexivo, e partindo da troca de experiências entre o docente em formação inicial e o aluno. Palavras-Chaves: Sociointeracionismo Discursivo; Gênero Textual; Biografia; Sequência Didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.