O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27521 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1273 "titulo" => "O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES" "resumo" => "Neste texto, são apresentadas as análises de 26 documentos curriculares de capitais e estados brasileiros, elaborados no período de 2000 a 2011, em que se observaram as orientações referentes ao ensino da leitura no que concerne ao trabalho com os gêneros textuais. A fundamentação teórica que embasou este estudo considera a leitura como prática social (KLEIMAN, 1996 e 2004; ANTUNES, 2009), a língua como interação (BAKHTIN, 2000; GERALDI, 1997) e os gêneros textuais como instrumentos mediadores das ações da atividade humana (BAKHTIN, 2000; SCHNEUWLY, 2004). Foi adotada a abordagem da análise de conteúdo de Bardin (2011), para possibilitar a elaboração de categorias de análise, registro de sua frequência e interpretação do conjunto dos dados obtidos. Foram criadas 02 categorias: 1) material de leitura, objetivando observar a ênfase dada na diversidade de gêneros e seus suportes; e 2) contexto de produção do texto lido, visando a observar os aspectos sociodiscursivos dos textos lidos. Buscou-se, então, identificá-las e analisá-las nos diversos contextos em que apareciam nos documentos. Os resultados demonstraram que essas categorias estão presentes na maioria das propostas curriculares (ambas em 84,61% dos documentos), evidenciando, assim, a orientação para um trabalho de leitura na perspectiva dos gêneros textuais. Com relação à primeira categoria, a ênfase maior foi na diversificação dos gêneros textuais. Quanto à segunda, foi mais enfatizada a reflexão sobre os autores dos textos lidos. Os documentos estão, portanto, em sintonia com o que se tem defendido nos estudos mais recentes na área de leitura, uma vez que se assume a leitura como uma prática social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, DOCUMENTOS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1273_23032017210528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DE FRANÇA FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FRANÇA" "autor_email" => "francajc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27521 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 607 "inscrito_id" => 1273 "titulo" => "O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES" "resumo" => "Neste texto, são apresentadas as análises de 26 documentos curriculares de capitais e estados brasileiros, elaborados no período de 2000 a 2011, em que se observaram as orientações referentes ao ensino da leitura no que concerne ao trabalho com os gêneros textuais. A fundamentação teórica que embasou este estudo considera a leitura como prática social (KLEIMAN, 1996 e 2004; ANTUNES, 2009), a língua como interação (BAKHTIN, 2000; GERALDI, 1997) e os gêneros textuais como instrumentos mediadores das ações da atividade humana (BAKHTIN, 2000; SCHNEUWLY, 2004). Foi adotada a abordagem da análise de conteúdo de Bardin (2011), para possibilitar a elaboração de categorias de análise, registro de sua frequência e interpretação do conjunto dos dados obtidos. Foram criadas 02 categorias: 1) material de leitura, objetivando observar a ênfase dada na diversidade de gêneros e seus suportes; e 2) contexto de produção do texto lido, visando a observar os aspectos sociodiscursivos dos textos lidos. Buscou-se, então, identificá-las e analisá-las nos diversos contextos em que apareciam nos documentos. Os resultados demonstraram que essas categorias estão presentes na maioria das propostas curriculares (ambas em 84,61% dos documentos), evidenciando, assim, a orientação para um trabalho de leitura na perspectiva dos gêneros textuais. Com relação à primeira categoria, a ênfase maior foi na diversificação dos gêneros textuais. Quanto à segunda, foi mais enfatizada a reflexão sobre os autores dos textos lidos. Os documentos estão, portanto, em sintonia com o que se tem defendido nos estudos mais recentes na área de leitura, uma vez que se assume a leitura como uma prática social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "LEITURA, GÊNEROS TEXTUAIS, DOCUMENTOS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1273_23032017210528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS DE FRANÇA FILHO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FRANÇA" "autor_email" => "francajc@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }