No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a produção do texto é avaliada na prova de redação, que tem revelado um baixo desempenho por parte dos estudantes. Dessa forma, os resultados dessa avaliação fornecem informações relevantes para que se reflita, de forma crítica, sobre os processos de ensino e aprendizagem da produção textual no ensino médio. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar e caracterizar, na prova de redação do ENEM 2014, o desempenho e as dificuldades de aprendizagem de estudantes da escola pública que ingressaram, pelo SISU, na UFRN, em 2015. Os dados foram obtidos dos microdados disponibilizados pelo INEP. Os resultados mostram que, na prova, a nota média dos estudantes da escola pública, considerando a matriz de referência estruturada em cinco competências, foi de 700,17, sendo 8,4% menor se comparada com a média obtida pelos egressos de escolas privadas. A competência que apresentou a menor nota foi a que diz respeito à elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Supõe-se que esse resultado deve-se ao fato de essa competência exigir, além de uma reflexão crítica sobre o problema abordado no texto, um esforço cognitivo maior, uma vez que é necessário mobilizar conhecimentos de campos disciplinares diferentes para que a proposta formulada seja detalhada e articulada à discussão desenvolvida pelo estudante e ainda respeite os direitos humanos. Esses resultados alertam para a necessidade de as escolas desenvolverem estratégias de ensino que contribuam para a melhoria da produção textual dos estudantes.