UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27671 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS" "resumo" => "As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto, e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com a abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos textos que circulam na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo argumentar que a abordagem multimodal de ensino de leitura do programa PIBID Letras-Inglês da UFPB, respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen [1996,2006]), foi desenvolvida com a intenção de preparar os alunos para atuar critica e conscientemente em uma sociedade cada vez mais tecnológica e multimodal. Para tal fim, pretende-se descrever e explanar como os elementos visuais foram abordados nos planos de aula e slides utilizados como recurso didático. Com isso, e a partir da análise, esperamos descobrir se os planos de aula escolhidos do programa PIBID Letras-Inglês realmente levam a prática do multiletramento a partir do trabalho com recurso didático sendo utilizado como estratégia de ensino de leitura multimodal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ABORDAGEM MULTIMODAL, PIBID, ENSINO DE INGLÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1524_23032017185649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINE DOS SANTOS ROLIM" "autor_nome_curto" => "JANAINE ROLIM" "autor_email" => "janaine.rolim@hotmail.co." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27671 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 593 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS" "resumo" => "As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto, e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com a abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos textos que circulam na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo argumentar que a abordagem multimodal de ensino de leitura do programa PIBID Letras-Inglês da UFPB, respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen [1996,2006]), foi desenvolvida com a intenção de preparar os alunos para atuar critica e conscientemente em uma sociedade cada vez mais tecnológica e multimodal. Para tal fim, pretende-se descrever e explanar como os elementos visuais foram abordados nos planos de aula e slides utilizados como recurso didático. Com isso, e a partir da análise, esperamos descobrir se os planos de aula escolhidos do programa PIBID Letras-Inglês realmente levam a prática do multiletramento a partir do trabalho com recurso didático sendo utilizado como estratégia de ensino de leitura multimodal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "ABORDAGEM MULTIMODAL, PIBID, ENSINO DE INGLÊS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1524_23032017185649.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINE DOS SANTOS ROLIM" "autor_nome_curto" => "JANAINE ROLIM" "autor_email" => "janaine.rolim@hotmail.co." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }