Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS

Palavra-chaves: ABORDAGEM MULTIMODAL, PIBID, ENSINO DE INGLÊS Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27671
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 1524
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal  pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto, e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com a abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos  textos que circulam na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo argumentar que a abordagem multimodal de ensino de leitura do programa PIBID Letras-Inglês da UFPB, respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen [1996,2006]), foi desenvolvida com a intenção de preparar os alunos para atuar critica e conscientemente em uma sociedade cada vez mais tecnológica e multimodal. Para tal fim, pretende-se descrever e explanar como os elementos visuais  foram abordados nos planos de aula e slides utilizados como recurso didático. Com isso, e a partir da análise, esperamos descobrir se os planos de aula escolhidos do programa PIBID Letras-Inglês realmente levam a prática do multiletramento a partir do trabalho com recurso didático sendo utilizado como estratégia de ensino de leitura multimodal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM MULTIMODAL, PIBID, ENSINO DE INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1524_23032017185649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINE DOS SANTOS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "JANAINE ROLIM"
    "autor_email" => "janaine.rolim@hotmail.co."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27671
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 1524
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM MULTIMODAL APLICADA AO ENSINO DE LÍNGA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID LETRAS-INGLÊS"
    "resumo" => "As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal  pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto, e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com a abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos  textos que circulam na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo argumentar que a abordagem multimodal de ensino de leitura do programa PIBID Letras-Inglês da UFPB, respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen [1996,2006]), foi desenvolvida com a intenção de preparar os alunos para atuar critica e conscientemente em uma sociedade cada vez mais tecnológica e multimodal. Para tal fim, pretende-se descrever e explanar como os elementos visuais  foram abordados nos planos de aula e slides utilizados como recurso didático. Com isso, e a partir da análise, esperamos descobrir se os planos de aula escolhidos do programa PIBID Letras-Inglês realmente levam a prática do multiletramento a partir do trabalho com recurso didático sendo utilizado como estratégia de ensino de leitura multimodal."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM MULTIMODAL, PIBID, ENSINO DE INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1524_23032017185649.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINE DOS SANTOS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "JANAINE ROLIM"
    "autor_email" => "janaine.rolim@hotmail.co."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

As novas tecnologias têm mudado não apenas a forma de comunicação, mas também a forma com que a língua é usada (COPE e KALANTZIS, 2000). Independentemente dessas mudanças, a comunicação ocorre por meio de textos multimodais. No que diz respeito ao ensino, a abordagem multimodal pode possibilitar percepção dos recursos semióticos presentes nos textos, de forma que o aluno possa compreender o uso, a função e os sentidos construídos por esses recursos. Face ao exposto, e levando em consideração o contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letras-Inglês (PIBID/CAPES) da Universidade Federal da Paraíba, surge então a preocupação de ensinar os alunos das escolas parceiras com a abordagem multimodal, uma vez que o uso de diversas linguagens pode e tende a estar cada vez mais presente nos textos que circulam na sociedade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo argumentar que a abordagem multimodal de ensino de leitura do programa PIBID Letras-Inglês da UFPB, respaldada nos estudos de multimodalidade e ensino (Kress e van Leeuwen [1996,2006]), foi desenvolvida com a intenção de preparar os alunos para atuar critica e conscientemente em uma sociedade cada vez mais tecnológica e multimodal. Para tal fim, pretende-se descrever e explanar como os elementos visuais foram abordados nos planos de aula e slides utilizados como recurso didático. Com isso, e a partir da análise, esperamos descobrir se os planos de aula escolhidos do programa PIBID Letras-Inglês realmente levam a prática do multiletramento a partir do trabalho com recurso didático sendo utilizado como estratégia de ensino de leitura multimodal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.