O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27555 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID1542_23032017152438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "RUTH MEDEIROS" "autor_email" => "ruthdantasm@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27555 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 1542 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LÍNGUAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID1542_23032017152438.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH DANTAS DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "RUTH MEDEIROS" "autor_email" => "ruthdantasm@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }