O presente artigo tem como objetivos: analisar o uso de Gêneros Textuais (GTs) através da ferramenta Sequência Didática (SD) em uma turma de ensino médio; apresentar as experiências vividas durante a aplicação e desenvolvimento de uma SD durante a fase regencial da disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); assim como buscar perceber melhorias no processo de aprendizagem da turma em relação à aplicação da ferramenta citada. As aulas foram desenvolvidas em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, em uma escola particular, localizada na cidade de Picuí – PB, na qual a aluna-estagiária já atuava como professora de Língua Inglesa e, a partir desse grupo, foi desenvolvido o presente estudo. Durante encontros anteriores com a turma, foram observadas algumas dificuldades e, a partir de reflexões, foi possível a elaboração de uma SD que atendesse os anseios do grupo. Esse estudo tratou-se de uma pesquisa-ação, visto que consiste na união da prática com a pesquisa, de cunho qualitativo, uma vez que analisa aspectos da interação humana. Dentre as teorias estudadas para a produção do presente trabalho, foram analisadas concepções de estágio sob a perspectiva de Pimenta e Lima (2005/2006); um estudo a respeito dos Gêneros Textuais (GTs) sob as visões de Marcuschi (2008) e Antunes (2009), bem como discussões acerca da produção e execução de SDs através de GTs; e discussões acerca dos Parâmetros Currículares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 1998). Além das discussões teóricas, é apresentada e discutida a aplicabilidade das teorias estudadas na referida turma. O resultado desta pesquisa realça a eficácia da aplicação de SD em turmas de Ensino Médio, diante da produtividade observada na turma citada, pois proporcionou maior interação da turma nas aulas de Língua Inglesa (LI) e um progresso relevante nos resultados da produção final.