O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: CRIANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Como referencial teórico, usamos Marcuschi (2008), que diz que “os gêneros textuais ancoram na sociedade e nos costumes e ao mesmo tempo são parte dessa sociedade e organizam os costumes, podem variar de cultura para cultura. Muitas vezes, refletem situações sociais peculiares com um componente de adequabilidade estrutural, mas há um forte componente de caráter sociocomunicativo”. E Bakhtin (1992) quando afirma que, “a língua é de natureza social e seu estudo deve dar conta da significação completa. A palavra não existe fora de contexto social e os falantes servem-se da língua para suas necessidades comunicativas”. Assim, sustentamos que para haver transformações na relação ensino-aprendizagem, faz-se necessário um redimensionamento na forma de trabalhar a língua, mais especificamente as habilidades de leitura e escrita; e hoje é quase consensual que esse trabalho deve ter como ponto de partida os variados gêneros discursivos. 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Para a realização deste trabalho, criamos uma sequência didática para ser aplicada em sala de aula, com alunos do 9º ano, de uma escola pública municipal, localizada no bairro de Tejipió – Recife. Tivemos como ponto de partida, a discussão e reflexão do estudo teórico dos gêneros textuais usados nesta pesquisa, para que os alunos tivessem domínio das condições de escrita de cada gênero e pudessem usá-las posteriormente. No decorrer da sequência didática elaborada neste artigo, usamos o romance-folhetim “A emparedada da Rua Nova”, de Carneiro Vilela, que foi publicado em Pernambuco no final do século XX. Por fim, constatamos que é proveitoso pensar na elaboração de diferentes estratégias didáticas para atrair a atenção dos alunos para a leitura, mesmo que, para a obtenção de melhores resultados, seja preciso recorrer a diversos gêneros textuais e de maneira interdisciplinar." 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