CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO: UMA VIVÊNCIA LITERÁRIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27293 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO: UMA VIVÊNCIA LITERÁRIA" "resumo" => "As histórias que dão “medo” costumam permear a imaginação das crianças que cotidianamente as contam e recontam com entusiasmo e encantamento pelos personagens, cenários e enredos intrigantes. Diante desse encantamento por tal gênero literário, realizamos um projeto que buscou, justamente, trabalhar o prazer da leitura a partir dos contos de assombração, principalmente, aqueles típicos da nossa região, como “A emparedada da rua Nova”, “A loira do banheiro”, “Cumade Fulorzinha”, “A sacola”, entre outros. O projeto foi intitulado “Assombração! Quem tem medo?” e foi realizado com os alunos do 2º ano do ciclo de alfabetização em uma escola Municipal do Recife-PE. Vários livros foram lidos em torno da temática ao longo de um mês e meio, durante a roda de leitura realizada no início da aula. A intenção era gerar sempre um clima de medo, que pouco a pouco era proporcionado pelas próprias crianças, que apagavam as luzes e faziam os sons expressos na história. A cada leitura, as crianças colocavam suas expectativas e se mostravam ansiosas para o próximo conto assombroso ou o próximo capítulo do livro. Lemos vários livros, entre eles “Malassombramentos – Os arquivos secretos do Recife”, “Quanto mais eu rezo mais assombração aparece”, “Gustavo e os medos” e a “Pior das Bruxas”, esses dois últimos foram lidos de modo protocolado, ou seja, a cada dia um novo capítulo era lido, o que gerava ainda mais entusiasmo entre o grupo. Após várias leituras, as crianças também foram solicitadas a produzir um texto coletivo, a escolher a melhor história e assim, participar intensamente de uma vivência literária. O projeto foi encerrado com a festividade do “Dia assombroso”, em que cada aluno ajudou na arrumação da sala, maquiou o rosto e participou dos diversos contos que permeavam a sua imaginação. Percebemos que o trabalho desenvolvido envolveu as crianças de modo efetivo, levando-as a contar e pensar novas histórias de assombração cotidianamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "CONTOS, ASSOBRAÇÃO, LEITURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1260_15032017235214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANGELINA SILVA DA COSTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS" "autor_email" => "priscila.angelina@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27293 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO: UMA VIVÊNCIA LITERÁRIA" "resumo" => "As histórias que dão “medo” costumam permear a imaginação das crianças que cotidianamente as contam e recontam com entusiasmo e encantamento pelos personagens, cenários e enredos intrigantes. Diante desse encantamento por tal gênero literário, realizamos um projeto que buscou, justamente, trabalhar o prazer da leitura a partir dos contos de assombração, principalmente, aqueles típicos da nossa região, como “A emparedada da rua Nova”, “A loira do banheiro”, “Cumade Fulorzinha”, “A sacola”, entre outros. O projeto foi intitulado “Assombração! Quem tem medo?” e foi realizado com os alunos do 2º ano do ciclo de alfabetização em uma escola Municipal do Recife-PE. Vários livros foram lidos em torno da temática ao longo de um mês e meio, durante a roda de leitura realizada no início da aula. A intenção era gerar sempre um clima de medo, que pouco a pouco era proporcionado pelas próprias crianças, que apagavam as luzes e faziam os sons expressos na história. A cada leitura, as crianças colocavam suas expectativas e se mostravam ansiosas para o próximo conto assombroso ou o próximo capítulo do livro. Lemos vários livros, entre eles “Malassombramentos – Os arquivos secretos do Recife”, “Quanto mais eu rezo mais assombração aparece”, “Gustavo e os medos” e a “Pior das Bruxas”, esses dois últimos foram lidos de modo protocolado, ou seja, a cada dia um novo capítulo era lido, o que gerava ainda mais entusiasmo entre o grupo. Após várias leituras, as crianças também foram solicitadas a produzir um texto coletivo, a escolher a melhor história e assim, participar intensamente de uma vivência literária. O projeto foi encerrado com a festividade do “Dia assombroso”, em que cada aluno ajudou na arrumação da sala, maquiou o rosto e participou dos diversos contos que permeavam a sua imaginação. Percebemos que o trabalho desenvolvido envolveu as crianças de modo efetivo, levando-as a contar e pensar novas histórias de assombração cotidianamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "CONTOS, ASSOBRAÇÃO, LEITURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1260_15032017235214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILA ANGELINA SILVA DA COSTA SANTOS" "autor_nome_curto" => "PRISCILA SANTOS" "autor_email" => "priscila.angelina@yahoo.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }