Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO

Palavra-chaves: ENSINO, TECNOLOGIA, VÍDEOS Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27226
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 239
    "inscrito_id" => 829
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "Nos últimos anos as formas de expressão e comunicação tem-se ampliado, gerando proporções mais dinâmicas e diversificadas de representação da linguagem. Deste modo, as nossas atitudes, vestimentas, linguagem, e o comportamento como um todo é influenciado diretamente pelo que se ouve e o que se vê durante o dia a dia. Muito se discute sobre o papel da educação na formação do cidadão, e quais são os meios de ensino-aprendizagem utilizados para levar a informação dentro das instituições. Pois, tradicionalmente, os processos de ensino apoiam-se nas linguagens verbal e escrita, não contemplando a compreensão de todos. Assim, é necessário um novo olhar, novas estratégias de ensino e uma linguagem que consiga alcançar a todos de maneira satisfatória. A partir desta necessidade, o presente trabalho visa identificar a produção e reprodução de vídeos didáticos como uma ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de implementação de novos letramentos na graduação. Desta forma, foi realizada uma pesquisa observacional em uma instituição de educação superior, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, com os cursos voltados para a área das ciências exatas. Em seguida, foram propostas atividades direcionadas à produção de vídeos, visando auxiliar no desenvolvimento dos assuntos abordados em sala de aula e no aperfeiçoamento do ensino.  As atividades foram acompanhadas e analisadas, observando a participação e empenho dos discentes, como também buscando adequar estas práticas as suas potencialidades. Logo, os resultados indicaram importante desenvolvimento de competências orais e escritas, principalmente advindas do contato com gêneros associados ao uso de tecnologia, promovendo maior motivação para o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, VÍDEOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID829_14032017132736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ARNALDO DE LIMA TORRES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ARNALDO TORRES"
    "autor_email" => "f.arnaldojr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27226
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 239
    "inscrito_id" => 829
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO UMA FERRAMENTA DE MULTILETRAMENTO"
    "resumo" => "Nos últimos anos as formas de expressão e comunicação tem-se ampliado, gerando proporções mais dinâmicas e diversificadas de representação da linguagem. Deste modo, as nossas atitudes, vestimentas, linguagem, e o comportamento como um todo é influenciado diretamente pelo que se ouve e o que se vê durante o dia a dia. Muito se discute sobre o papel da educação na formação do cidadão, e quais são os meios de ensino-aprendizagem utilizados para levar a informação dentro das instituições. Pois, tradicionalmente, os processos de ensino apoiam-se nas linguagens verbal e escrita, não contemplando a compreensão de todos. Assim, é necessário um novo olhar, novas estratégias de ensino e uma linguagem que consiga alcançar a todos de maneira satisfatória. A partir desta necessidade, o presente trabalho visa identificar a produção e reprodução de vídeos didáticos como uma ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de implementação de novos letramentos na graduação. Desta forma, foi realizada uma pesquisa observacional em uma instituição de educação superior, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, com os cursos voltados para a área das ciências exatas. Em seguida, foram propostas atividades direcionadas à produção de vídeos, visando auxiliar no desenvolvimento dos assuntos abordados em sala de aula e no aperfeiçoamento do ensino.  As atividades foram acompanhadas e analisadas, observando a participação e empenho dos discentes, como também buscando adequar estas práticas as suas potencialidades. Logo, os resultados indicaram importante desenvolvimento de competências orais e escritas, principalmente advindas do contato com gêneros associados ao uso de tecnologia, promovendo maior motivação para o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, TECNOLOGIA, VÍDEOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID829_14032017132736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ARNALDO DE LIMA TORRES JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ARNALDO TORRES"
    "autor_email" => "f.arnaldojr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Nos últimos anos as formas de expressão e comunicação tem-se ampliado, gerando proporções mais dinâmicas e diversificadas de representação da linguagem. Deste modo, as nossas atitudes, vestimentas, linguagem, e o comportamento como um todo é influenciado diretamente pelo que se ouve e o que se vê durante o dia a dia. Muito se discute sobre o papel da educação na formação do cidadão, e quais são os meios de ensino-aprendizagem utilizados para levar a informação dentro das instituições. Pois, tradicionalmente, os processos de ensino apoiam-se nas linguagens verbal e escrita, não contemplando a compreensão de todos. Assim, é necessário um novo olhar, novas estratégias de ensino e uma linguagem que consiga alcançar a todos de maneira satisfatória. A partir desta necessidade, o presente trabalho visa identificar a produção e reprodução de vídeos didáticos como uma ferramenta de ensino-aprendizagem no processo de implementação de novos letramentos na graduação. Desta forma, foi realizada uma pesquisa observacional em uma instituição de educação superior, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, com os cursos voltados para a área das ciências exatas. Em seguida, foram propostas atividades direcionadas à produção de vídeos, visando auxiliar no desenvolvimento dos assuntos abordados em sala de aula e no aperfeiçoamento do ensino. As atividades foram acompanhadas e analisadas, observando a participação e empenho dos discentes, como também buscando adequar estas práticas as suas potencialidades. Logo, os resultados indicaram importante desenvolvimento de competências orais e escritas, principalmente advindas do contato com gêneros associados ao uso de tecnologia, promovendo maior motivação para o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.