PANORAMA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27583 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 558 "inscrito_id" => 334 "titulo" => "PANORAMA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo principal de discutir o lugar que a Teoria/Análise Dialógica do Discurso, proveniente do legado deixado pela obra de Bakhtin e seu Círculo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2012; BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2006; BAKHTIN, 2010), vem ocupando entre os pesquisadores que se dedicam a refletir sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em meio digital, acerca de produções científicas voltadas para a referida temática. Os dados foram interpretados considerando-se a visão bakhtiniana de que o dialogismo se dá entre textos e sujeitos e transita no tempo, de maneira que apenas nas relações dialógicas se torna possível compreender os sentidos dos enunciados concretos. Ademais, é inquestionável a abertura proporcionada pela filosofia bakhtiniana para se pensar o homem como central na compreensão do ato responsável, seja ele de ação, de linguagem ou de pensamento sobre o outro. Assim, compreender os atos concretos de pesquisadores e os discursos que circulam no âmbito do ensino/formação de professores é posicionar-se dialogicamente em relação esse tema: na ótica da Teoria/Análise Dialógica do Discurso, assume-se um posicionamento axiológico, isto é, um posicionamento valorativo sobre as práticas linguageiras de pesquisadores e professores com relação à teoria e sua aplicação em sala de aula. Ao observar os embates dialógico-discursivos, suscitados pela presença constitutiva do Outro nesses discursos, visualiza-se de que forma o saber na área tem circulado de maneira a pensar em que sentido(s) a teoria/análise dialógica do discurso vem contribuindo e pode contribuir ainda mais para a ciência, o ensino e a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO, PANORAMA, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID334_23032017122948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILA MOTA DE FIGUEIREDO PORTO" "autor_nome_curto" => "LUDMILA PORTO" "autor_email" => "ludmila_porto@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27583 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 558 "inscrito_id" => 334 "titulo" => "PANORAMA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo principal de discutir o lugar que a Teoria/Análise Dialógica do Discurso, proveniente do legado deixado pela obra de Bakhtin e seu Círculo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2012; BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2006; BAKHTIN, 2010), vem ocupando entre os pesquisadores que se dedicam a refletir sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em meio digital, acerca de produções científicas voltadas para a referida temática. Os dados foram interpretados considerando-se a visão bakhtiniana de que o dialogismo se dá entre textos e sujeitos e transita no tempo, de maneira que apenas nas relações dialógicas se torna possível compreender os sentidos dos enunciados concretos. Ademais, é inquestionável a abertura proporcionada pela filosofia bakhtiniana para se pensar o homem como central na compreensão do ato responsável, seja ele de ação, de linguagem ou de pensamento sobre o outro. Assim, compreender os atos concretos de pesquisadores e os discursos que circulam no âmbito do ensino/formação de professores é posicionar-se dialogicamente em relação esse tema: na ótica da Teoria/Análise Dialógica do Discurso, assume-se um posicionamento axiológico, isto é, um posicionamento valorativo sobre as práticas linguageiras de pesquisadores e professores com relação à teoria e sua aplicação em sala de aula. Ao observar os embates dialógico-discursivos, suscitados pela presença constitutiva do Outro nesses discursos, visualiza-se de que forma o saber na área tem circulado de maneira a pensar em que sentido(s) a teoria/análise dialógica do discurso vem contribuindo e pode contribuir ainda mais para a ciência, o ensino e a formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "palavra_chave" => "TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO, PANORAMA, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID334_23032017122948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUDMILA MOTA DE FIGUEIREDO PORTO" "autor_nome_curto" => "LUDMILA PORTO" "autor_email" => "ludmila_porto@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }