Este trabalho tem o objetivo principal de discutir o lugar que a Teoria/Análise Dialógica do Discurso, proveniente do legado deixado pela obra de Bakhtin e seu Círculo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2012; BAKHTIN, 2003; BRAIT, 2006; BAKHTIN, 2010), vem ocupando entre os pesquisadores que se dedicam a refletir sobre o ensino e a formação de professores. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em meio digital, acerca de produções científicas voltadas para a referida temática. Os dados foram interpretados considerando-se a visão bakhtiniana de que o dialogismo se dá entre textos e sujeitos e transita no tempo, de maneira que apenas nas relações dialógicas se torna possível compreender os sentidos dos enunciados concretos. Ademais, é inquestionável a abertura proporcionada pela filosofia bakhtiniana para se pensar o homem como central na compreensão do ato responsável, seja ele de ação, de linguagem ou de pensamento sobre o outro. Assim, compreender os atos concretos de pesquisadores e os discursos que circulam no âmbito do ensino/formação de professores é posicionar-se dialogicamente em relação esse tema: na ótica da Teoria/Análise Dialógica do Discurso, assume-se um posicionamento axiológico, isto é, um posicionamento valorativo sobre as práticas linguageiras de pesquisadores e professores com relação à teoria e sua aplicação em sala de aula. Ao observar os embates dialógico-discursivos, suscitados pela presença constitutiva do Outro nesses discursos, visualiza-se de que forma o saber na área tem circulado de maneira a pensar em que sentido(s) a teoria/análise dialógica do discurso vem contribuindo e pode contribuir ainda mais para a ciência, o ensino e a formação de professores.