TRADIÇÃO E HISTÓRIAS DE LÁ EM “ÁFRICA, MEU PEQUENO CHAKA...”
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27663 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 1418 "titulo" => "TRADIÇÃO E HISTÓRIAS DE LÁ EM “ÁFRICA, MEU PEQUENO CHAKA...”" "resumo" => """ Autor: Profa. Ma. Francielle Suenia da Silva; Orientadora: Profa. Dra. Márcia Tavares\r\n \r\n Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: franciellesu@gmail.com\r\n \r\n \r\n A literatura é uma manifestação artística que encanta leitores das mais diversas idades, independente da temática desenvolvida, se verossímil ou fantástica, a arte da palavra possibilita estranhamentos e encantamentos a quem nela se aventura. Sendo assim, adotamos, nessa pesquisa, a literatura infantil, uma vez que permite um efeito estético através da palavra e do recurso da ilustração, que atrai o olhar dos jovens leitores e possibilita outras formas de interpretar o que é lido. Com a sanção da lei federal 10.639 de janeiro de 2003, a literatura de temática afro-brasileira e africana vem ganhando visibilidade no ambiente escolar e em outros espaços sociais, de modo que possibilita o conhecimento e a valorização dessas culturas. Neste trabalho, será analisado o livro infantil “A África, meu pequeno Chaka...” (2006), de Marie Sellier e ilustrações de Marion Lesage. O objetivo dessa pesquisa é verificar, a partir das personagens Vovô Dembo e Chaka, como a tradição africana é representada nessa história. Além de observar de que forma o continente africano é representado na obra, observando os efeitos produzidos pelas palavras e pelas imagens. Como fundamentação teórica para este artigo, utilizaremos Coelho (2010) para abordar o tema da literatura infantil; além de Amâncio (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), no que diz respeito à literatura de temática africana e afro-brasileira em sala de aula. Consideramos que a presença da literatura negra, no ambiente escolar, favorece na formação de leitores, bem como na construção étnica e cultural dos indivíduos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ÁFRICA, REPRESENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1418_17032017162600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLE SUENIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE" "autor_email" => "franciellesu@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27663 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 1418 "titulo" => "TRADIÇÃO E HISTÓRIAS DE LÁ EM “ÁFRICA, MEU PEQUENO CHAKA...”" "resumo" => """ Autor: Profa. Ma. Francielle Suenia da Silva; Orientadora: Profa. Dra. Márcia Tavares\r\n \r\n Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: franciellesu@gmail.com\r\n \r\n \r\n A literatura é uma manifestação artística que encanta leitores das mais diversas idades, independente da temática desenvolvida, se verossímil ou fantástica, a arte da palavra possibilita estranhamentos e encantamentos a quem nela se aventura. Sendo assim, adotamos, nessa pesquisa, a literatura infantil, uma vez que permite um efeito estético através da palavra e do recurso da ilustração, que atrai o olhar dos jovens leitores e possibilita outras formas de interpretar o que é lido. Com a sanção da lei federal 10.639 de janeiro de 2003, a literatura de temática afro-brasileira e africana vem ganhando visibilidade no ambiente escolar e em outros espaços sociais, de modo que possibilita o conhecimento e a valorização dessas culturas. Neste trabalho, será analisado o livro infantil “A África, meu pequeno Chaka...” (2006), de Marie Sellier e ilustrações de Marion Lesage. O objetivo dessa pesquisa é verificar, a partir das personagens Vovô Dembo e Chaka, como a tradição africana é representada nessa história. Além de observar de que forma o continente africano é representado na obra, observando os efeitos produzidos pelas palavras e pelas imagens. Como fundamentação teórica para este artigo, utilizaremos Coelho (2010) para abordar o tema da literatura infantil; além de Amâncio (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), no que diz respeito à literatura de temática africana e afro-brasileira em sala de aula. Consideramos que a presença da literatura negra, no ambiente escolar, favorece na formação de leitores, bem como na construção étnica e cultural dos indivíduos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ÁFRICA, REPRESENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID1418_17032017162600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLE SUENIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLE" "autor_email" => "franciellesu@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }