SILVA, Francielle Suenia Da. Tradição e histórias de lá em “áfrica, meu pequeno chaka...”. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27663>. Acesso em: 08/11/2024 22:15
Autor: Profa. Ma. Francielle Suenia da Silva; Orientadora: Profa. Dra. Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: franciellesu@gmail.com A literatura é uma manifestação artística que encanta leitores das mais diversas idades, independente da temática desenvolvida, se verossímil ou fantástica, a arte da palavra possibilita estranhamentos e encantamentos a quem nela se aventura. Sendo assim, adotamos, nessa pesquisa, a literatura infantil, uma vez que permite um efeito estético através da palavra e do recurso da ilustração, que atrai o olhar dos jovens leitores e possibilita outras formas de interpretar o que é lido. Com a sanção da lei federal 10.639 de janeiro de 2003, a literatura de temática afro-brasileira e africana vem ganhando visibilidade no ambiente escolar e em outros espaços sociais, de modo que possibilita o conhecimento e a valorização dessas culturas. Neste trabalho, será analisado o livro infantil “A África, meu pequeno Chaka...” (2006), de Marie Sellier e ilustrações de Marion Lesage. O objetivo dessa pesquisa é verificar, a partir das personagens Vovô Dembo e Chaka, como a tradição africana é representada nessa história. Além de observar de que forma o continente africano é representado na obra, observando os efeitos produzidos pelas palavras e pelas imagens. Como fundamentação teórica para este artigo, utilizaremos Coelho (2010) para abordar o tema da literatura infantil; além de Amâncio (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), no que diz respeito à literatura de temática africana e afro-brasileira em sala de aula. Consideramos que a presença da literatura negra, no ambiente escolar, favorece na formação de leitores, bem como na construção étnica e cultural dos indivíduos.