OLIVEIRA, Kalina De França et al.. Análise do gênero e-mail em livros didáticos. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27242>. Acesso em: 23/11/2024 00:41
Há inúmeras críticas com relação ao ensino de Língua Portuguesa e à metodologia utilizada por alguns professores na contemporaneidade. Levando em consideração tal problemática, os recursos tecnológicos surgem como ferramentas para que esta imagem seja reconstruída e as lacunas existenciais no processo de ensino-aprendizagem diminuam e, para tanto, é perceptível que o gênero e-mail seja transmutado do ambiente virtual ao livro didático, recebendo agora outras funcionalidades. Com base nisto, a presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo verificar se a apresentação do gênero e-mail e as respectivas atividades propostas em duas obras selecionadas atendem aos propósitos sociocomunicativos e estimulam os alunos a produzirem textos em ambientes virtuais, utilizando a linguagem como interação e, além disto, se a apresentação do gênero neste suporte colabora e corrobora com as produções textuais na era da interface, enquadrando-se ou não na terceira concepção de linguagem. Para tal, o procedimento metodológico adotado na pesquisa foi analisar as obras Perspectiva, das autoras Norma Discini e Lúcia Teixeira (2012), e Vontade de saber, das autoras Rosemeire Alves e Tatiane Brugnerotto (2012), ambas da 6ª série do Ensino Fundamental e aprovadas pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). A pesquisa está fundamentada nas considerações de MARCUSCHI (2008, 2009), XAVIER (2011), MATTA (2010), dentre outros. A partir desta pesquisa percebeu-se que os livros didáticos analisados não se configuram como pontes para que o suporte digital chegue às salas de aula e tendo apenas estes referenciais como recurso, em sala de aula, não haverá promoção de práticas concretas de utilização desse gênero.