Dayvison Bandeira de Moura
Universidad Americana – UA/PY. analistadodiscurso.bandeira.pe@gmail.com
Orientadora: Prof.ª Dr. ª Maria Aparecida Monteiro da Silva
Universidad Americana – UA/PY. mariahmoposil_@hotmail.com
GT01 – Formação Docente e Contemporaneidade
Este artigo corresponde a um recorte da análise dos dados e dos recortes que compuseram a dissertação, apresentada na Universidad Americana em Asuncion-PY, m janeiro de 2016, cujo título também identifica esse artigo. Nela foi desenvolvida para a identificação, definição e reflexões sobre a presença de itens lexicais com ocorrência polissêmica, que gerassem implicações quanto à relação entre significado e sentido, afetando o conteúdo da lei 10.639/03, quando dispõe sobre o currículo, e a adoção de estudos étnicos sobre os afrodescendentes. Assim, a pesquisa adotou a teoria dos Aparelhos de Estado de Althusser, concernente ao (AEI). Escolar. Já, a epistemologia, correspondeu ao Materialismo Histórico Dialético de Marx. No tocante à metodologia, a coleta e análise de dados, foi adotada a perspectiva de Bardin. A técnica, utilizada foi a Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo Teun Van Dijk. De maneira que foi constatado a polissemia quanto à manifestação dos itens lexicais: negro (s), negra, cultura, cultural nos textos legais, componentes do corpus. Este fato acarretou a alusão a significados e sentidos que aludem à interdiscursos e ideologias produtores de estereótipos. Dentre as conclusões, a de que deveria haver uma maior incidência do item lexical etnia em lugar da recorrência aos itens analisados. Tendo em vista, que a palavra etnia (s), étnico (s), etnicidade, engloba cultura (s), bem como, grupos humanos. Fato que, apresenta a diferença, como algo comum a todos, representando a igualdade estes e suas civilizações.
Palavras-chave: Currículo, Indagações, Etnia, Ideologia.