Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

CURRÍCULO: INDAGAÇÕES E REFLEXÕES CRÍTICO DISCURSIVAS SOBRE A DIVERSIDADE ÈTNICA E SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639/03

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      Universidad Americana – UA/PY. mariahmoposil_@hotmail.com\r\n
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      Este artigo corresponde a um recorte da análise dos dados e dos recortes que compuseram a dissertação, apresentada na Universidad Americana em Asuncion-PY, m janeiro de 2016, cujo título também identifica esse artigo. Nela foi desenvolvida para a identificação, definição e reflexões sobre a presença de itens lexicais com ocorrência polissêmica, que gerassem implicações quanto à relação entre significado e sentido, afetando o conteúdo da lei 10.639/03, quando dispõe sobre o currículo, e a adoção de estudos étnicos sobre os afrodescendentes. Assim, a pesquisa adotou a teoria dos Aparelhos de Estado de Althusser, concernente ao (AEI). Escolar. Já, a epistemologia, correspondeu ao Materialismo Histórico Dialético de Marx. No tocante à metodologia, a coleta e análise de dados, foi adotada a perspectiva de Bardin. A técnica, utilizada foi a Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo Teun Van Dijk. De maneira que foi constatado a polissemia quanto à manifestação dos itens lexicais: negro (s), negra, cultura, cultural nos textos legais, componentes do corpus. Este fato acarretou a alusão a significados e sentidos que aludem à interdiscursos e ideologias produtores de estereótipos. Dentre as conclusões, a de que deveria haver uma maior incidência do item lexical etnia em lugar da recorrência aos itens analisados. Tendo em vista, que a palavra etnia (s), étnico (s), etnicidade, engloba cultura (s), bem como, grupos humanos. Fato que, apresenta a diferença, como algo comum a todos, representando a igualdade estes e suas civilizações. \r\n
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Dayvison Bandeira de Moura Universidad Americana – UA/PY. analistadodiscurso.bandeira.pe@gmail.com Orientadora: Prof.ª Dr. ª Maria Aparecida Monteiro da Silva Universidad Americana – UA/PY. mariahmoposil_@hotmail.com GT01 – Formação Docente e Contemporaneidade Este artigo corresponde a um recorte da análise dos dados e dos recortes que compuseram a dissertação, apresentada na Universidad Americana em Asuncion-PY, m janeiro de 2016, cujo título também identifica esse artigo. Nela foi desenvolvida para a identificação, definição e reflexões sobre a presença de itens lexicais com ocorrência polissêmica, que gerassem implicações quanto à relação entre significado e sentido, afetando o conteúdo da lei 10.639/03, quando dispõe sobre o currículo, e a adoção de estudos étnicos sobre os afrodescendentes. Assim, a pesquisa adotou a teoria dos Aparelhos de Estado de Althusser, concernente ao (AEI). Escolar. Já, a epistemologia, correspondeu ao Materialismo Histórico Dialético de Marx. No tocante à metodologia, a coleta e análise de dados, foi adotada a perspectiva de Bardin. A técnica, utilizada foi a Análise Crítica do Discurso – ACD, segundo Teun Van Dijk. De maneira que foi constatado a polissemia quanto à manifestação dos itens lexicais: negro (s), negra, cultura, cultural nos textos legais, componentes do corpus. Este fato acarretou a alusão a significados e sentidos que aludem à interdiscursos e ideologias produtores de estereótipos. Dentre as conclusões, a de que deveria haver uma maior incidência do item lexical etnia em lugar da recorrência aos itens analisados. Tendo em vista, que a palavra etnia (s), étnico (s), etnicidade, engloba cultura (s), bem como, grupos humanos. Fato que, apresenta a diferença, como algo comum a todos, representando a igualdade estes e suas civilizações. Palavras-chave: Currículo, Indagações, Etnia, Ideologia.

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