REAPROPRIAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NO MESTRADO PROFLETRAS DA UFPE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27625 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "REAPROPRIAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NO MESTRADO PROFLETRAS DA UFPE" "resumo" => "A formação docente na contemporaneidade possui diversos meios, no que diz respeito à metodologia do ensino de Literatura na sala de aula. Vale ressaltar que a didática da literatura pode contar com teorias semióticas e cognitivas auxiliadas, na maioria das vezes, pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TIC’s, no ensino-aprendizagem da leitura literária. Entretanto, o característico da leitura literária é que o leitor seja modificado pela Obra, e que esta, pelo leitor. Ora, como medir estes fatos? Na escola, nem se verifica o que se modifica no leitor com a leitura da Obra, nem tampouco, o que se modifica na Obra pelo leitor. Todavia, no século XXI, na França e no Canadá, diversos pesquisadores da didática da Literatura se inquietaram e buscaram meios de favorecer um ensino da disciplina em questão que corresponda ao aluno deste século, que lhe abra horizontes para a entrada de sua subjetividade na leitura do texto literário. E apresentam-nos, esses teóricos um lugar à análise da subjetividade desse leitor modificador de Obras. Neste estudo, o objetivo geral é apresentar uma proposta de ensino da leitura literária para ser aplicada na escola visando a promover a explicitação da subjetividade do leitor na leitura do texto literário. Os objetivos específicos são a) verificar o que foi mudado na Obra pela leitura do leitor literário. b) analisar a subjetividade necessária e acidental do leitor literário. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo. A análise da subjetividade aqui proposta será feita com um trecho da Obra literária com a qual trabalhamos na sala de aula do Mestrado Profletras da Universidade Federal de Pernambuco, a saber, Como um romance de Daniel Pennac. O aporte teórico-metodológico deste estudo se baseia em Jouve (2004) com a teoria da leitura como retorno a si; de Iser (2010) com o apelo do texto e de Rouxel (2004) com o ensino da leitura literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LEITURA LITERÁRIA, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID483_03022017093513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA XYPAS" "autor_nome_curto" => "ROSIANE XYPAS" "autor_email" => "rosiane.xypas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27625 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 483 "titulo" => "REAPROPRIAÇÃO DA OBRA PELO LEITOR: PELA SUBJETIVIDADE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NO MESTRADO PROFLETRAS DA UFPE" "resumo" => "A formação docente na contemporaneidade possui diversos meios, no que diz respeito à metodologia do ensino de Literatura na sala de aula. Vale ressaltar que a didática da literatura pode contar com teorias semióticas e cognitivas auxiliadas, na maioria das vezes, pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas TIC’s, no ensino-aprendizagem da leitura literária. Entretanto, o característico da leitura literária é que o leitor seja modificado pela Obra, e que esta, pelo leitor. Ora, como medir estes fatos? Na escola, nem se verifica o que se modifica no leitor com a leitura da Obra, nem tampouco, o que se modifica na Obra pelo leitor. Todavia, no século XXI, na França e no Canadá, diversos pesquisadores da didática da Literatura se inquietaram e buscaram meios de favorecer um ensino da disciplina em questão que corresponda ao aluno deste século, que lhe abra horizontes para a entrada de sua subjetividade na leitura do texto literário. E apresentam-nos, esses teóricos um lugar à análise da subjetividade desse leitor modificador de Obras. Neste estudo, o objetivo geral é apresentar uma proposta de ensino da leitura literária para ser aplicada na escola visando a promover a explicitação da subjetividade do leitor na leitura do texto literário. Os objetivos específicos são a) verificar o que foi mudado na Obra pela leitura do leitor literário. b) analisar a subjetividade necessária e acidental do leitor literário. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo. A análise da subjetividade aqui proposta será feita com um trecho da Obra literária com a qual trabalhamos na sala de aula do Mestrado Profletras da Universidade Federal de Pernambuco, a saber, Como um romance de Daniel Pennac. O aporte teórico-metodológico deste estudo se baseia em Jouve (2004) com a teoria da leitura como retorno a si; de Iser (2010) com o apelo do texto e de Rouxel (2004) com o ensino da leitura literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, LEITURA LITERÁRIA, SUBJETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID483_03022017093513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA XYPAS" "autor_nome_curto" => "ROSIANE XYPAS" "autor_email" => "rosiane.xypas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }