O artigo aqui apresentado tem por objetivo apresentar análises acerca das contribuições do Estágio Supervisionado II- Séries inicias do Ensino Fundamental I, componente curricular do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN vivenciado no período de 25 de abril a 06 de maio de 2016, na Escola Municipal Raimundo Rocha, com 19 alunos em idade de nove e doze anos. Tomando como base as problemáticas encontradas na sala de aula durante a observação, na fase de regência procurou-se trabalhar a leitura usando como recursos metodológicos a ludicidade, de maneira que esta leitura venha influenciar na escrita significativa da aprendizagem da criança, envolvendo desta forma os alunos, contribuindo para um ensino-aprendizagem prazeroso. As discussões e análises surgem no desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar “Nas ondas da leitura: ler e escrever através da ludicidade - realizado durante o período de docência”. Os resultados demonstram que trabalhar a leitura de forma diferenciada, pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem, pois todos os alunos se interessam e participam das atividades lúdicas, porque tornam as aulas mais dinâmicas, possibilitando as crianças a aprender brincando vivenciando o direito de ser criança. Por isso é tão importante trabalhar a leitura de forma lúdica, onde o profissional da educação possa prender a atenção da criança, e ela passe a ter domínio do ler e escrever através da ludicidade. É importante ressaltar que a procedimento pedagógico requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade e planejamento dessa prática, visando o ensino e a organização desse exercício numa perspectiva lúdica.