PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO: INTERFACE ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE E ENSINO DA LEITURA
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Considerando que a escola é a agência responsável pela aprendizagem da leitura e da escrita, e tem como competência o desenvolvimento dessas habilidades, para que as crianças, os jovens e adultos possam atuar com autonomia no uso competente delas, nos vários contextos e práticas sociais, é imprescindível registrar a figura do professor como mediador e incentivador desse processo. Sendo o professor o mediador dos processos de aprendizagem, é necessário que a sua formação aconteça em um processo contínuo, extensivo ao longo da carreira profissional, possibilitando a articulação de diferentes componentes, tais como, inovação e mudança, gerenciamento da sala de aula, articulação entre teoria e prática. Por esse viés, percebemos a necessidade de investigar a dinâmica e os impactos do processo da Formação Continuada do Programa Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem na prática docente dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do ensino da leitura. 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