Nas últimas décadas os temas sobre formação de professores e prática docente têm sido alvo de grandes debates e pesquisas, sendo esta considerada uma área de conhecimento e investigação dos processos, os quais os professores aprendem a ensinar e a desenvolver suas competências, para melhorar a qualidade do ensino e consequentemente as aprendizagens dos alunos. Considerando que a escola é a agência responsável pela aprendizagem da leitura e da escrita, e tem como competência o desenvolvimento dessas habilidades, para que as crianças, os jovens e adultos possam atuar com autonomia no uso competente delas, nos vários contextos e práticas sociais, é imprescindível registrar a figura do professor como mediador e incentivador desse processo. Sendo o professor o mediador dos processos de aprendizagem, é necessário que a sua formação aconteça em um processo contínuo, extensivo ao longo da carreira profissional, possibilitando a articulação de diferentes componentes, tais como, inovação e mudança, gerenciamento da sala de aula, articulação entre teoria e prática. Por esse viés, percebemos a necessidade de investigar a dinâmica e os impactos do processo da Formação Continuada do Programa Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem na prática docente dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no âmbito do ensino da leitura. E isto implica observarmos criticamente o que está sendo posto no processo de formação, a relação dos conteúdos abordados com a prática docente e as influências recebidas por estes nas práticas de leitura em sala de aula. Para tanto, observamos os processos de formação e a prática docente de duas professoras de uma rede municipal pública do estado de Pernambuco. E para nos inteirarmos substancialmente sobre os conteúdos abordados nesse processo de formação, recorremos ao estudo dos fascículos do curso para verificar o enfoque dado ao ensino da leitura em cada fascículo, especificando conceitos, princípios, finalidades e práticas de leitura. Para fundamentar nossa pesquisa, debruçamo-nos nos estudiosos que abordam a temática da leitura e da formação docente. Os resultados revelaram a ênfase significativa que foi dada à leitura no processo de Formação Continuada, possibilitando aos participantes uma reflexão teórica e prática desse tema. Percebemos também que os fascículos que compõem o material de estudo do curso, constituem uma proposta orgânica e integrada, trazendo abordagens atuais sobre o ensino da leitura. . Outro aspecto importante a destacar nos achados desta pesquisa é o fato das duas professoras observadas apresentarem mudanças na prática do ensino da leitura durante o processo formativo em questão.