NARRATIVAS LENDÁRIAS DA CULTURA AMAZÔNICA: UM RECURSO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PARINTINS/AM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27461 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "NARRATIVAS LENDÁRIAS DA CULTURA AMAZÔNICA: UM RECURSO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PARINTINS/AM" "resumo" => "A leitura e a escrita se constituem em atividades relevantes do processo ensino aprendizagem e assumem importância central entre as relações estabelecidas pelas sociedades humanas. Diante disso,este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma as narrativas lendárias da cultura amazônica contribuem para o processo ensino aprendizagem da leitura e escrita no 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parintins/AM. A presente proposta emergiu de inquietações pessoais e acadêmicas, bem como da necessidade de se discutir a temática em questão. Como suporte teórico, utilizou-se os estudos de Castello-Pereira (2005), Cascudo (2011),Barbosa (1994), Weitzel (1995), Coelho (2003), Britto (2007), Justo & Rubio (2013) entre outros que serviram de ponto de ancoragem para nossas discussões e reflexões. O estudo recebeu o viés metodológico da pesquisa de natureza qualitativa e como método de abordagem utilizou-se o Dialético. Esse estudo apoia-se nas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi realizada no lócus de uma escola municipal e participaram 1 (um) docente que atua no 4º ano do Ensino Fundamental, 24 (vinte e quatro) educandos da turma investigada, sendo que 10 (dez) responderam as entrevistas semiestruturada, contribuindo para o desenvolvimento desta investigação. Quanto aos resultados da pesquisa, acredita-se que o trabalho desenvolvido contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias eficazes no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita garantindo procedimentos norteadores em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa revelou-se que o trabalho com os gêneros textuais de forma geral, em especial com o gênero da lenda permite a construção de um processo ensino aprendizagem da leitura e da escrita, menos afanoso e mais atraente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "NARRATIVAS LENDÁRIAS, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1330_15032017175208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CATARINA TEIXEIRA ROLIM" "autor_nome_curto" => "CATARINA ROLIM" "autor_email" => "katarina.rt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27461 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 375 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "NARRATIVAS LENDÁRIAS DA CULTURA AMAZÔNICA: UM RECURSO PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PARINTINS/AM" "resumo" => "A leitura e a escrita se constituem em atividades relevantes do processo ensino aprendizagem e assumem importância central entre as relações estabelecidas pelas sociedades humanas. Diante disso,este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma as narrativas lendárias da cultura amazônica contribuem para o processo ensino aprendizagem da leitura e escrita no 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parintins/AM. A presente proposta emergiu de inquietações pessoais e acadêmicas, bem como da necessidade de se discutir a temática em questão. Como suporte teórico, utilizou-se os estudos de Castello-Pereira (2005), Cascudo (2011),Barbosa (1994), Weitzel (1995), Coelho (2003), Britto (2007), Justo & Rubio (2013) entre outros que serviram de ponto de ancoragem para nossas discussões e reflexões. O estudo recebeu o viés metodológico da pesquisa de natureza qualitativa e como método de abordagem utilizou-se o Dialético. Esse estudo apoia-se nas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi realizada no lócus de uma escola municipal e participaram 1 (um) docente que atua no 4º ano do Ensino Fundamental, 24 (vinte e quatro) educandos da turma investigada, sendo que 10 (dez) responderam as entrevistas semiestruturada, contribuindo para o desenvolvimento desta investigação. Quanto aos resultados da pesquisa, acredita-se que o trabalho desenvolvido contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias eficazes no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita garantindo procedimentos norteadores em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa revelou-se que o trabalho com os gêneros textuais de forma geral, em especial com o gênero da lenda permite a construção de um processo ensino aprendizagem da leitura e da escrita, menos afanoso e mais atraente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "NARRATIVAS LENDÁRIAS, PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1330_15032017175208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CATARINA TEIXEIRA ROLIM" "autor_nome_curto" => "CATARINA ROLIM" "autor_email" => "katarina.rt@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }