A leitura e a escrita se constituem em atividades relevantes do processo ensino aprendizagem e assumem importância central entre as relações estabelecidas pelas sociedades humanas. Diante disso,este trabalho tem como objetivo central investigar de que forma as narrativas lendárias da cultura amazônica contribuem para o processo ensino aprendizagem da leitura e escrita no 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Parintins/AM. A presente proposta emergiu de inquietações pessoais e acadêmicas, bem como da necessidade de se discutir a temática em questão. Como suporte teórico, utilizou-se os estudos de Castello-Pereira (2005), Cascudo (2011),Barbosa (1994), Weitzel (1995), Coelho (2003), Britto (2007), Justo & Rubio (2013) entre outros que serviram de ponto de ancoragem para nossas discussões e reflexões. O estudo recebeu o viés metodológico da pesquisa de natureza qualitativa e como método de abordagem utilizou-se o Dialético. Esse estudo apoia-se nas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi realizada no lócus de uma escola municipal e participaram 1 (um) docente que atua no 4º ano do Ensino Fundamental, 24 (vinte e quatro) educandos da turma investigada, sendo que 10 (dez) responderam as entrevistas semiestruturada, contribuindo para o desenvolvimento desta investigação. Quanto aos resultados da pesquisa, acredita-se que o trabalho desenvolvido contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias eficazes no processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita garantindo procedimentos norteadores em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa revelou-se que o trabalho com os gêneros textuais de forma geral, em especial com o gênero da lenda permite a construção de um processo ensino aprendizagem da leitura e da escrita, menos afanoso e mais atraente.