, Anamárciatrajanodonascimento et al.. Explorando o texto multimodal: leitura de charges. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27346>. Acesso em: 26/12/2024 20:41
Estamos vivenciando a forte presença dos gêneros multimodais na sociedade contemporânea, passando a exigir uma nova forma de leitura no ambiente escolar. Uma nova forma de leitura capaz de desenvolver sujeitos críticos para atuar dentro e/ou fora do contexto escolar. Pensando nisso, esse trabalho socializa com a comunidade acadêmica os resultados de uma intervenção em contexto escolar. Essa intervenção é parte do Projeto de Extensão Ampliando Linguagens e Tecnologias (ALT), vinculado a URCA no Campus de Missão Velha, que prioriza ações voltadas para o ensino das múltiplas formas de linguagens disponíveis na sociedade, em busca de desencapsular o currículo escolar de Língua Portuguesa da Educação Básica. Com base no exposto, esse artigo socializa as crenças de estudantes quanto a utilização do gênero textual multimodal charge em uma escola pública localizada na cidade de Missão Velha, região do Cariri, no estado do Ceará. No total, 15 alunos participaram da intervenção que foi desenvolvida a partir de 05 Oficinas de Língua Portuguesa divididas em 07 aulas de 50 min. cada. Ao término das oficinas, um questionário foi aplicado em busca de compreender as impressões dos alunos. Os dados foram ancorados a partir de estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Vieira (2015) e um estudo piloto com a charge de Lendl; Lima; Oliveira (2016). Por fim, percebemos que, com a inserção do gênero, os alunos passaram a ter um olhar mais crítico, favorecendo a compreensão e ajudando a se posicionarem criticamente. Entretanto, acreditamos que trabalhos com os gêneros multimodais ainda é pouco explorando, necessitando mais intervenções nesse sentido.