Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PLANEJAMENTO E ESTUDO DO GÊNERO CARTA DE APRESENTAÇÃO: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, GÊNEROS, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a nossa experiência docente, enquanto bolsistas do PIBID-Letras CG, a partir de um trabalho com gêneros textuais, em específico, carta de apresentação, na educação de Jovens e Adultos-EJA, em uma escola pública de Campina Grande-PB. Através dessa experiência, bem como de seus resultados, sentimos a necessidade de refletir sobre nossa prática docente. Desse modo, iniciamos nossa reflexão com uma leitura comparada entre os objetivos e procedimentos metodológicos da sequência didática (SD) e as cartas de apresentação produzidas pelos alunos ao término da mesma. Diante disso, este trabalho tem por objetivo refletir criticamente sobre a prática docente, e ampliar essa reflexão para além do contexto escolar, considerando as várias instâncias por onde o aluno transita, situando com isso, essa reflexão docente em um mecanismo emancipatório, haja vista que possibilita ao professor uma libertação de práticas tradicionais já arraigadas no processo educacional, além de caracterizar a nossa prática como reflexivo-crítica. Neste sentido, nosso corpus de análise se constitui na SD e nas cartas de apresentação produzidas pela turma. Para atingir tais objetivos, nos apoiamos no documento Ação Educativa (1997) que trata sobre as diretrizes para o ensino de Jovens e Adultos-EJA, proposto pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), bem como nas reflexões da teoria sociointeracionista com autores que estudam os gêneros textuais como suporte para a inserção socioculturalinteracional: Marcuschi (2008), Koch (2005) e, ainda de autores que refletem sobre a prática docente: Pimenta (2005); Luckesi (2011). Com base numa análise prévia, constatamos que existe uma necessidade de um trabalho paralelo, reflexivo e simultâneo entre o planejamento do professor e as particularidades de cada turma, de cada contexto de ensinoaprendizagem, no estudo dos gêneros textuais. O que apesar de constituir a prática docente num desafio permanente torna-se uma experiência enriquecedora, tanto para o aluno quanto para o professor.

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