A NECESSIDADE DO ENSINO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27185 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 516 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "A NECESSIDADE DO ENSINO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => """ O presente artigo traz contribuições para a comunidade linguista em especial por tratar de te uma temática nova se comparado aos demais objetos dos estudos da Linguística, a oralidade. Tendo, pois, este viés da necessidade de conhecer mais essa prática e os gêneros que nela há, a escola deve cumprir seu papel social de capacitação de pessoas, afirma Antunes: “a mudança que provoca o interesse pelo novo, deve estar presente no objeto de ensino e nas técnicas utilizadas. Portanto, o objetivo é de ampliar a competência do aluno proporcionando novas linhas de pensamento referente à fala, a leitura e a linguística (ANTUNES, 2003). \r\n Conhecer a oralidade e conhecer um mundo interacional, um mundo da linguística e o viés presentes nela, a oralidade é antes de mais nada um canal que liga as pessoas pelos seus gêneros: debates, seminários, mesas redondas, pôsteres e apresentações de artigos entre outros. São inúmeros os gêneros orais. Levando para as questões da interação vemos que o desenvolvimento do ser humano ocorre por meio das relações sociais. Afirma (Vygotski, 2001)\r\n Com as afirmações presentes neste artigo veremos também quão é importante o profissional de Letras e ele deve ser valorizado, pois conforme será observado posteriormente, este profissional é muito necessário para o trabalho com os gêneros presentes na oralidade. Mas para isso ele deve trabalhar as questões Sociointeracionistas com os discentes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "ORALIDADE, GÊNEROS ORAIS, COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1510_22032017132256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES " "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES" "autor_email" => "letrasufcgewerton@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27185 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 516 "inscrito_id" => 1510 "titulo" => "A NECESSIDADE DO ENSINO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => """ O presente artigo traz contribuições para a comunidade linguista em especial por tratar de te uma temática nova se comparado aos demais objetos dos estudos da Linguística, a oralidade. Tendo, pois, este viés da necessidade de conhecer mais essa prática e os gêneros que nela há, a escola deve cumprir seu papel social de capacitação de pessoas, afirma Antunes: “a mudança que provoca o interesse pelo novo, deve estar presente no objeto de ensino e nas técnicas utilizadas. Portanto, o objetivo é de ampliar a competência do aluno proporcionando novas linhas de pensamento referente à fala, a leitura e a linguística (ANTUNES, 2003). \r\n Conhecer a oralidade e conhecer um mundo interacional, um mundo da linguística e o viés presentes nela, a oralidade é antes de mais nada um canal que liga as pessoas pelos seus gêneros: debates, seminários, mesas redondas, pôsteres e apresentações de artigos entre outros. São inúmeros os gêneros orais. Levando para as questões da interação vemos que o desenvolvimento do ser humano ocorre por meio das relações sociais. Afirma (Vygotski, 2001)\r\n Com as afirmações presentes neste artigo veremos também quão é importante o profissional de Letras e ele deve ser valorizado, pois conforme será observado posteriormente, este profissional é muito necessário para o trabalho com os gêneros presentes na oralidade. Mas para isso ele deve trabalhar as questões Sociointeracionistas com os discentes. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "ORALIDADE, GÊNEROS ORAIS, COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1510_22032017132256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES " "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES" "autor_email" => "letrasufcgewerton@gmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }