Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

Visualizações: 249
O CORDEL E O LETRAMENTO LITERÁRIO:TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, GÊNERO TEXTUAL, CORDEL Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este artigo versa acerca do gênero cordel na perspectiva do letramento literário e objetiva ressaltar a necessidade da leitura simultânea palavra–imagem para o completo estabelecimento dos sentidos presentes nos textos constituídos verbo-visualmente, dentre eles, o gênero citado. Este estudo está estruturado em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira forma o corpo deste artigo e consta de uma revisão a respeito dos dois eixos constitutivos desta pesquisa: o gênero cordel e o letramento literário. A segunda, apresentada na forma de texto complementar, traz uma proposta prática de como trabalhar com o folheto, em sala de aula, mediante a aplicação de uma sequência didática, elaborada a partir da leitura e análise do folheto de cordel A mulher que se casou dezoito vezes..., de Valeriano Felix dos Santos. A sequência mencionada é composta por atividades e jogos que possibilitam a realização da leitura verbo-visual do folheto e o estudo comparativo entre as capas das duas versões existentes do livreto. No processo de estudo geral da obra foi enfatizada a leitura concomitante das duas formas de linguagem, a verbal e a visual, constitutivas do gênero, haja vista que, em sala de aula, pode ocorrer a tendência do folheto de cordel, em sua leitura, ser considerado ora sob a perspectiva verbal, ora sob a perspectiva visual separadamente. Espera-se que os alunos compreendam a necessidade de conjugar a leitura da linguagem verbal e da linguagem visual para apreender de forma mais completa os diversos sentidos do gênero cordel, e, consequentemente, de outros gêneros estruturados verbo-visualmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.