Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27574
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é um recorte organizado com base nas atividades desenvolvidas ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A temática escolhida para a sequência didática constituiu-se em torno do tema “Por uma sociedade sem violência”. Nosso objetivo centrou-se no subtema “Violência contra a mulher”, e através desse tema utilizamos os gêneros textuais notícia, charge, cartaz, música e conto, além dos sinais de pontuação. Com isso, proporcionamos aos alunos do ensino fundamental II uma aproximação com a leitura através de gêneros textuais diversificados que atendaram às propostas de língua e literatura, focalizando, portanto, na formação do leitor. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Beauvoir (1970), Xavier, (1991; 1998), Cândido, 1995; Pinheiro (2006), além das Orientações Curriculares e Referenciais Curriculares da Paraíba. Acreditamos que a temática “A violência contra a mulher” a partir dos textos selecionados estimulou a percepção e a postura crítica e reflexiva dos discentes. Além disso, podemos constatar que a vivência escolar favoreceu-nos reflexões em relação aos estudos de língua, já que temos em vista que a língua deve ser instrumento de interação sócio-discursiva e deve ser trabalhada de forma contextualizada. Quanto às aulas de Literatura nos mostrou o quanto é importante para a formação do aluno como cidadão crítico/reflexivo da sociedade em que vive."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID410_15032017222406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO "
    "autor_nome_curto" => "CALINE AZEVEDO "
    "autor_email" => "calinesilva63@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27574
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho é um recorte organizado com base nas atividades desenvolvidas ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A temática escolhida para a sequência didática constituiu-se em torno do tema “Por uma sociedade sem violência”. Nosso objetivo centrou-se no subtema “Violência contra a mulher”, e através desse tema utilizamos os gêneros textuais notícia, charge, cartaz, música e conto, além dos sinais de pontuação. Com isso, proporcionamos aos alunos do ensino fundamental II uma aproximação com a leitura através de gêneros textuais diversificados que atendaram às propostas de língua e literatura, focalizando, portanto, na formação do leitor. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Beauvoir (1970), Xavier, (1991; 1998), Cândido, 1995; Pinheiro (2006), além das Orientações Curriculares e Referenciais Curriculares da Paraíba. Acreditamos que a temática “A violência contra a mulher” a partir dos textos selecionados estimulou a percepção e a postura crítica e reflexiva dos discentes. Além disso, podemos constatar que a vivência escolar favoreceu-nos reflexões em relação aos estudos de língua, já que temos em vista que a língua deve ser instrumento de interação sócio-discursiva e deve ser trabalhada de forma contextualizada. Quanto às aulas de Literatura nos mostrou o quanto é importante para a formação do aluno como cidadão crítico/reflexivo da sociedade em que vive."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, ENSINO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID410_15032017222406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CALINE DANTAS DA SILVA AZEVEDO "
    "autor_nome_curto" => "CALINE AZEVEDO "
    "autor_email" => "calinesilva63@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho é um recorte organizado com base nas atividades desenvolvidas ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A temática escolhida para a sequência didática constituiu-se em torno do tema “Por uma sociedade sem violência”. Nosso objetivo centrou-se no subtema “Violência contra a mulher”, e através desse tema utilizamos os gêneros textuais notícia, charge, cartaz, música e conto, além dos sinais de pontuação. Com isso, proporcionamos aos alunos do ensino fundamental II uma aproximação com a leitura através de gêneros textuais diversificados que atendaram às propostas de língua e literatura, focalizando, portanto, na formação do leitor. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Beauvoir (1970), Xavier, (1991; 1998), Cândido, 1995; Pinheiro (2006), além das Orientações Curriculares e Referenciais Curriculares da Paraíba. Acreditamos que a temática “A violência contra a mulher” a partir dos textos selecionados estimulou a percepção e a postura crítica e reflexiva dos discentes. Além disso, podemos constatar que a vivência escolar favoreceu-nos reflexões em relação aos estudos de língua, já que temos em vista que a língua deve ser instrumento de interação sócio-discursiva e deve ser trabalhada de forma contextualizada. Quanto às aulas de Literatura nos mostrou o quanto é importante para a formação do aluno como cidadão crítico/reflexivo da sociedade em que vive.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.