Resumo: Este trabalho é um recorte organizado com base nas atividades desenvolvidas ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A temática escolhida para a sequência didática constituiu-se em torno do tema “Por uma sociedade sem violência”. Nosso objetivo centrou-se no subtema “Violência contra a mulher”, e através desse tema utilizamos os gêneros textuais notícia, charge, cartaz, música e conto, além dos sinais de pontuação. Com isso, proporcionamos aos alunos do ensino fundamental II uma aproximação com a leitura através de gêneros textuais diversificados que atendaram às propostas de língua e literatura, focalizando, portanto, na formação do leitor. A partir das contribuições teórico-metodológicas de Beauvoir (1970), Xavier, (1991; 1998), Cândido, 1995; Pinheiro (2006), além das Orientações Curriculares e Referenciais Curriculares da Paraíba. Acreditamos que a temática “A violência contra a mulher” a partir dos textos selecionados estimulou a percepção e a postura crítica e reflexiva dos discentes. Além disso, podemos constatar que a vivência escolar favoreceu-nos reflexões em relação aos estudos de língua, já que temos em vista que a língua deve ser instrumento de interação sócio-discursiva e deve ser trabalhada de forma contextualizada. Quanto às aulas de Literatura nos mostrou o quanto é importante para a formação do aluno como cidadão crítico/reflexivo da sociedade em que vive.