Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, FOLHETO DE CORDEL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27591
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 524
    "inscrito_id" => 1134
    "titulo" => "POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA"
    "resumo" => "A leitura literária na educação básica é de suma importância para a formação leitora dos discentes, pois permite viajar na imaginação e na história. O trabalho com poesia no meio escolar traz sempre contribuições importantes na construção do sujeito, enquanto um ser pensante, possibilitando ao estudante vivenciar a plurissignificação que é inerente a este gênero literário. A poesia em sala de aula, muitas vezes, é negligenciada pelo docente, que geralmente utiliza o texto em prosa, conforme Pinheiro (2007). Compreendendo a importância de proporcionar às crianças o prazer que a leitura de poesia traz e que o diálogo entre o texto e leitor conduz a uma experiência estética é que se propõe nesse artigo sugestões de atividades com poesia de cordel. Com relação à recepção de textos literários, Iser (1996) mostra que o efeito estético da obra antecipa a interpretação propriamente dita, que é a emoção, e ocorre no contato primário da obra com o leitor. Desse modo, tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato da poesia popular em versos apresentar musicalidade, o ritmo, as rimas, entre outras características que despertam e encantam os leitores. O folheto selecionado foi “O Cavalo que defecava dinheiro” de Leandro Gomes de Barros, com enredo rico em espertezas e malandragens. Observa-se que o folheto de cordel não é muito explorado tampouco trabalhado no universo escolar, sabendo que é uma riqueza da cultura popular em nossa sociedade. O público-alvo escolhido foi os discentes do 4º ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, FOLHETO DE CORDEL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1134_22032017165647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO"
    "autor_nome_curto" => "DELLYS SABINO"
    "autor_email" => "dellyspedagoga@outlook.co"
    "autor_ies" => "FIP-MOTIVAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27591
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 524
    "inscrito_id" => 1134
    "titulo" => "POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA"
    "resumo" => "A leitura literária na educação básica é de suma importância para a formação leitora dos discentes, pois permite viajar na imaginação e na história. O trabalho com poesia no meio escolar traz sempre contribuições importantes na construção do sujeito, enquanto um ser pensante, possibilitando ao estudante vivenciar a plurissignificação que é inerente a este gênero literário. A poesia em sala de aula, muitas vezes, é negligenciada pelo docente, que geralmente utiliza o texto em prosa, conforme Pinheiro (2007). Compreendendo a importância de proporcionar às crianças o prazer que a leitura de poesia traz e que o diálogo entre o texto e leitor conduz a uma experiência estética é que se propõe nesse artigo sugestões de atividades com poesia de cordel. Com relação à recepção de textos literários, Iser (1996) mostra que o efeito estético da obra antecipa a interpretação propriamente dita, que é a emoção, e ocorre no contato primário da obra com o leitor. Desse modo, tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato da poesia popular em versos apresentar musicalidade, o ritmo, as rimas, entre outras características que despertam e encantam os leitores. O folheto selecionado foi “O Cavalo que defecava dinheiro” de Leandro Gomes de Barros, com enredo rico em espertezas e malandragens. Observa-se que o folheto de cordel não é muito explorado tampouco trabalhado no universo escolar, sabendo que é uma riqueza da cultura popular em nossa sociedade. O público-alvo escolhido foi os discentes do 4º ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, FOLHETO DE CORDEL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1134_22032017165647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO"
    "autor_nome_curto" => "DELLYS SABINO"
    "autor_email" => "dellyspedagoga@outlook.co"
    "autor_ies" => "FIP-MOTIVAÇÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A leitura literária na educação básica é de suma importância para a formação leitora dos discentes, pois permite viajar na imaginação e na história. O trabalho com poesia no meio escolar traz sempre contribuições importantes na construção do sujeito, enquanto um ser pensante, possibilitando ao estudante vivenciar a plurissignificação que é inerente a este gênero literário. A poesia em sala de aula, muitas vezes, é negligenciada pelo docente, que geralmente utiliza o texto em prosa, conforme Pinheiro (2007). Compreendendo a importância de proporcionar às crianças o prazer que a leitura de poesia traz e que o diálogo entre o texto e leitor conduz a uma experiência estética é que se propõe nesse artigo sugestões de atividades com poesia de cordel. Com relação à recepção de textos literários, Iser (1996) mostra que o efeito estético da obra antecipa a interpretação propriamente dita, que é a emoção, e ocorre no contato primário da obra com o leitor. Desse modo, tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato da poesia popular em versos apresentar musicalidade, o ritmo, as rimas, entre outras características que despertam e encantam os leitores. O folheto selecionado foi “O Cavalo que defecava dinheiro” de Leandro Gomes de Barros, com enredo rico em espertezas e malandragens. Observa-se que o folheto de cordel não é muito explorado tampouco trabalhado no universo escolar, sabendo que é uma riqueza da cultura popular em nossa sociedade. O público-alvo escolhido foi os discentes do 4º ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.