A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27193 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O que se espera obter como resultado(s) de uma pesquisa também define as abordagens e métodos a serem nesta utilizados. Assim, a metodologia é definida desde o momento em que o pesquisador planeja os passos iniciais e o desenvolvimento do corpus a ser estudado. A estrutura do trabalho científico e os resultados que se seguirão serão provenientes de um trabalho bem definido metodologicamente. Entendendo que toda pesquisa científica se fundamenta em métodos é que nos dedicamos neste artigo a apresentação de uma metodologia do tipo Qualitativa que possa ser utilizada no desenvolvimento de pesquisas que busquem abordar o Letramento Literário em sala de aula. A metodologia aqui apresentada buscou atender ao seguinte objetivo: Compreender como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula. Dessa forma, as técnicas e métodos, como também a coleta de dados com exemplos de formas de análises desses dados a serem coletados e os tipos de categorias que possam ser criadas serão definidas neste trabalho. Compreendendo que toda pesquisa nasce de um questionamento é que delineamos a nossa questão norteadora: Como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula? Partilhando deste interesse de produzir conhecimento científico, este trabalho conta com a seguinte fundamentação bibliográfica Bogdan e Biklen (1994), Caetano (2015), Cosson (2014), Oliveira (2005), Gil, (2008), Minayo (1992). Assim, com esse trabalho compreendemos que, em diálogo com Oliveira (2005), o conceito do ato de pesquisar e o encontro desse com propostas que envolvam o letramento literário deve nascer da predisposição de gerar conhecimento com objetividade científica, estudos, observações, experimentos e análises através de teorias e conhecimentos já existentes em confronto com a realidade, nesse caso, a escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "PESQUISA QUALITATIVA, METODOLOGIA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID412_15032017100516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CASSIA SILVA" "autor_email" => "cassia_silv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27193 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 412 "titulo" => "A PESQUISA QUALITATIVA NA ABORDAGEM DO LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O que se espera obter como resultado(s) de uma pesquisa também define as abordagens e métodos a serem nesta utilizados. Assim, a metodologia é definida desde o momento em que o pesquisador planeja os passos iniciais e o desenvolvimento do corpus a ser estudado. A estrutura do trabalho científico e os resultados que se seguirão serão provenientes de um trabalho bem definido metodologicamente. Entendendo que toda pesquisa científica se fundamenta em métodos é que nos dedicamos neste artigo a apresentação de uma metodologia do tipo Qualitativa que possa ser utilizada no desenvolvimento de pesquisas que busquem abordar o Letramento Literário em sala de aula. A metodologia aqui apresentada buscou atender ao seguinte objetivo: Compreender como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula. Dessa forma, as técnicas e métodos, como também a coleta de dados com exemplos de formas de análises desses dados a serem coletados e os tipos de categorias que possam ser criadas serão definidas neste trabalho. Compreendendo que toda pesquisa nasce de um questionamento é que delineamos a nossa questão norteadora: Como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula? Partilhando deste interesse de produzir conhecimento científico, este trabalho conta com a seguinte fundamentação bibliográfica Bogdan e Biklen (1994), Caetano (2015), Cosson (2014), Oliveira (2005), Gil, (2008), Minayo (1992). Assim, com esse trabalho compreendemos que, em diálogo com Oliveira (2005), o conceito do ato de pesquisar e o encontro desse com propostas que envolvam o letramento literário deve nascer da predisposição de gerar conhecimento com objetividade científica, estudos, observações, experimentos e análises através de teorias e conhecimentos já existentes em confronto com a realidade, nesse caso, a escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "PESQUISA QUALITATIVA, METODOLOGIA, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID412_15032017100516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CASSIA SILVA" "autor_email" => "cassia_silv@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }