O que se espera obter como resultado(s) de uma pesquisa também define as abordagens e métodos a serem nesta utilizados. Assim, a metodologia é definida desde o momento em que o pesquisador planeja os passos iniciais e o desenvolvimento do corpus a ser estudado. A estrutura do trabalho científico e os resultados que se seguirão serão provenientes de um trabalho bem definido metodologicamente. Entendendo que toda pesquisa científica se fundamenta em métodos é que nos dedicamos neste artigo a apresentação de uma metodologia do tipo Qualitativa que possa ser utilizada no desenvolvimento de pesquisas que busquem abordar o Letramento Literário em sala de aula. A metodologia aqui apresentada buscou atender ao seguinte objetivo: Compreender como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula. Dessa forma, as técnicas e métodos, como também a coleta de dados com exemplos de formas de análises desses dados a serem coletados e os tipos de categorias que possam ser criadas serão definidas neste trabalho. Compreendendo que toda pesquisa nasce de um questionamento é que delineamos a nossa questão norteadora: Como estruturar metodologicamente a abordagem de investigação Qualitativa em trabalhos de pesquisas que envolvam o letramento literário em sala de aula? Partilhando deste interesse de produzir conhecimento científico, este trabalho conta com a seguinte fundamentação bibliográfica Bogdan e Biklen (1994), Caetano (2015), Cosson (2014), Oliveira (2005), Gil, (2008), Minayo (1992). Assim, com esse trabalho compreendemos que, em diálogo com Oliveira (2005), o conceito do ato de pesquisar e o encontro desse com propostas que envolvam o letramento literário deve nascer da predisposição de gerar conhecimento com objetividade científica, estudos, observações, experimentos e análises através de teorias e conhecimentos já existentes em confronto com a realidade, nesse caso, a escolar.