Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

HITÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DE LEITURA LITERÁRIA

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, ADAPTAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHO Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27390
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "HITÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DE LEITURA LITERÁRIA"
    "resumo" => "Frente ao distanciamento dos estudantes diante do texto literário muito se tem debatido acerca de metodologias de ensino de Literatura, a fim de conferir-lhe um lugar na escola capaz de levar a leitura literária para a vida do aluno, ou seja, conduzi-la para além desse locus, o que significa promover uma reaproximação a ponto de torná-lo um leitor efetivo. Nesse contexto, as adaptações têm funcionado como uma ferramenta de apresentação de obras literárias importantes e favoráveis para a formação leitora, incluindo-se também o formato das histórias em quadrinhos. Assim, com fundamento na teoria da adaptação, que concebe esta como revisitações de obras adaptadas, bem como em estudos que reconhecem a importância das histórias em quadrinhos para a formação literária do leitor infantil e juvenil, neste trabalho, propõe-se compreender o lugar que pesquisadores dedicados ao estudo da formação leitora têm conferido a essa forma de expressão artística, as histórias em quadrinhos. Para tanto, pretende-se investigar o papel das adaptações em quadrinhos para a aproximação do leitor em formação e também descrever algumas metodologias utilizadas para promoção da leitura literária em sala de aula por meio desses textos. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão dos métodos utilizados em leitura literária. Como resultados, verificamos que as histórias em quadrinhos têm o poder de sobrepujar uma eventual monotonia que um leitor incipiente pode sentir em face a um texto adaptado, em razão dos múltiplos sentidos que despertam, contribuindo, assim, para o processo de formação leitora de crianças e jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, ADAPTAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID571_24022017113751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA ROTHIER DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINAROTHIER"
    "autor_email" => "cristinarothier@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27390
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 115
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "HITÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DE LEITURA LITERÁRIA"
    "resumo" => "Frente ao distanciamento dos estudantes diante do texto literário muito se tem debatido acerca de metodologias de ensino de Literatura, a fim de conferir-lhe um lugar na escola capaz de levar a leitura literária para a vida do aluno, ou seja, conduzi-la para além desse locus, o que significa promover uma reaproximação a ponto de torná-lo um leitor efetivo. Nesse contexto, as adaptações têm funcionado como uma ferramenta de apresentação de obras literárias importantes e favoráveis para a formação leitora, incluindo-se também o formato das histórias em quadrinhos. Assim, com fundamento na teoria da adaptação, que concebe esta como revisitações de obras adaptadas, bem como em estudos que reconhecem a importância das histórias em quadrinhos para a formação literária do leitor infantil e juvenil, neste trabalho, propõe-se compreender o lugar que pesquisadores dedicados ao estudo da formação leitora têm conferido a essa forma de expressão artística, as histórias em quadrinhos. Para tanto, pretende-se investigar o papel das adaptações em quadrinhos para a aproximação do leitor em formação e também descrever algumas metodologias utilizadas para promoção da leitura literária em sala de aula por meio desses textos. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão dos métodos utilizados em leitura literária. Como resultados, verificamos que as histórias em quadrinhos têm o poder de sobrepujar uma eventual monotonia que um leitor incipiente pode sentir em face a um texto adaptado, em razão dos múltiplos sentidos que despertam, contribuindo, assim, para o processo de formação leitora de crianças e jovens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, ADAPTAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID571_24022017113751.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTINA ROTHIER DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "CRISTINAROTHIER"
    "autor_email" => "cristinarothier@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Frente ao distanciamento dos estudantes diante do texto literário muito se tem debatido acerca de metodologias de ensino de Literatura, a fim de conferir-lhe um lugar na escola capaz de levar a leitura literária para a vida do aluno, ou seja, conduzi-la para além desse locus, o que significa promover uma reaproximação a ponto de torná-lo um leitor efetivo. Nesse contexto, as adaptações têm funcionado como uma ferramenta de apresentação de obras literárias importantes e favoráveis para a formação leitora, incluindo-se também o formato das histórias em quadrinhos. Assim, com fundamento na teoria da adaptação, que concebe esta como revisitações de obras adaptadas, bem como em estudos que reconhecem a importância das histórias em quadrinhos para a formação literária do leitor infantil e juvenil, neste trabalho, propõe-se compreender o lugar que pesquisadores dedicados ao estudo da formação leitora têm conferido a essa forma de expressão artística, as histórias em quadrinhos. Para tanto, pretende-se investigar o papel das adaptações em quadrinhos para a aproximação do leitor em formação e também descrever algumas metodologias utilizadas para promoção da leitura literária em sala de aula por meio desses textos. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão dos métodos utilizados em leitura literária. Como resultados, verificamos que as histórias em quadrinhos têm o poder de sobrepujar uma eventual monotonia que um leitor incipiente pode sentir em face a um texto adaptado, em razão dos múltiplos sentidos que despertam, contribuindo, assim, para o processo de formação leitora de crianças e jovens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.