HITÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DE LEITURA LITERÁRIA
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Nesse contexto, as adaptações têm funcionado como uma ferramenta de apresentação de obras literárias importantes e favoráveis para a formação leitora, incluindo-se também o formato das histórias em quadrinhos. Assim, com fundamento na teoria da adaptação, que concebe esta como revisitações de obras adaptadas, bem como em estudos que reconhecem a importância das histórias em quadrinhos para a formação literária do leitor infantil e juvenil, neste trabalho, propõe-se compreender o lugar que pesquisadores dedicados ao estudo da formação leitora têm conferido a essa forma de expressão artística, as histórias em quadrinhos. Para tanto, pretende-se investigar o papel das adaptações em quadrinhos para a aproximação do leitor em formação e também descrever algumas metodologias utilizadas para promoção da leitura literária em sala de aula por meio desses textos. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão dos métodos utilizados em leitura literária. Como resultados, verificamos que as histórias em quadrinhos têm o poder de sobrepujar uma eventual monotonia que um leitor incipiente pode sentir em face a um texto adaptado, em razão dos múltiplos sentidos que despertam, contribuindo, assim, para o processo de formação leitora de crianças e jovens." 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