Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O trabalho trata-se de uma pesquisa embrionária, e busca identificar de que forma os gêneros textuais são trabalhados no livro didático de língua portuguesa do 5° ano, Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, descrevendo as propostas de atividades e analisando se as mesmas estão relacionadas com os princípios da Educação do Campo. A escolha da coleção se deu pelo fato de que a mesma foi aprovada pelo PNLD Campo 2013 e 2016, e esse aspecto nos chamou atenção, pois os casos de renovação são raros, e em relação ao livro do 5º ano, o mesmo foi selecionado por ser estipulado que nesse período escolar se complete o ciclo de alfabetização, e com isso, houve a curiosidade de observar como os gêneros textuais são trabalhados nessa fase. O estudo se faz relevante, pois os gêneros textuais são encontrados em nosso cotidiano de diversas formas, e abordá-los em sala de aula é um meio para que os/as estudantes possam conhecer o uso social dos mesmos. Dessa forma, relacionar os gêneros textuais presentes nos livros didáticos com a realidade dos/as estudantes faz com que seja despertado o interesse e a curiosidade em estudar esse aspecto tão presente em nossas vidas. Voltar esse olhar para a Educação do Campo e para o livro didático pensado para esse espaço, torna possível observarmos se as especificidades desses sujeitos estão sendo atendidas, e se a sua cultura está sendo valorizada. Utilizando da revisão bibliográfica de autores que abordam acerca da Educação do Campo, do livro didático e dos gêneros textuais, é perceptível até o presente momento que são poucos os gêneros textuais trabalhados no LD, e que são menos ainda os que fazem relação com os princípios da Educação do Campo, tanto em seu conteúdo como nas atividades. E nesse sentido, é relevante o papel do/da docente enquanto mediador para que a realidade dos/as estudantes seja trabalhada em sala de aula.

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