OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27572 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 560 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O trabalho trata-se de uma pesquisa embrionária, e busca identificar de que forma os gêneros textuais são trabalhados no livro didático de língua portuguesa do 5° ano, Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, descrevendo as propostas de atividades e analisando se as mesmas estão relacionadas com os princípios da Educação do Campo. A escolha da coleção se deu pelo fato de que a mesma foi aprovada pelo PNLD Campo 2013 e 2016, e esse aspecto nos chamou atenção, pois os casos de renovação são raros, e em relação ao livro do 5º ano, o mesmo foi selecionado por ser estipulado que nesse período escolar se complete o ciclo de alfabetização, e com isso, houve a curiosidade de observar como os gêneros textuais são trabalhados nessa fase. O estudo se faz relevante, pois os gêneros textuais são encontrados em nosso cotidiano de diversas formas, e abordá-los em sala de aula é um meio para que os/as estudantes possam conhecer o uso social dos mesmos. Dessa forma, relacionar os gêneros textuais presentes nos livros didáticos com a realidade dos/as estudantes faz com que seja despertado o interesse e a curiosidade em estudar esse aspecto tão presente em nossas vidas. Voltar esse olhar para a Educação do Campo e para o livro didático pensado para esse espaço, torna possível observarmos se as especificidades desses sujeitos estão sendo atendidas, e se a sua cultura está sendo valorizada. Utilizando da revisão bibliográfica de autores que abordam acerca da Educação do Campo, do livro didático e dos gêneros textuais, é perceptível até o presente momento que são poucos os gêneros textuais trabalhados no LD, e que são menos ainda os que fazem relação com os princípios da Educação do Campo, tanto em seu conteúdo como nas atividades. E nesse sentido, é relevante o papel do/da docente enquanto mediador para que a realidade dos/as estudantes seja trabalhada em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID560_23032017171426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BEZERRA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "paulinha.caolly@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27572 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 560 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O trabalho trata-se de uma pesquisa embrionária, e busca identificar de que forma os gêneros textuais são trabalhados no livro didático de língua portuguesa do 5° ano, Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, descrevendo as propostas de atividades e analisando se as mesmas estão relacionadas com os princípios da Educação do Campo. A escolha da coleção se deu pelo fato de que a mesma foi aprovada pelo PNLD Campo 2013 e 2016, e esse aspecto nos chamou atenção, pois os casos de renovação são raros, e em relação ao livro do 5º ano, o mesmo foi selecionado por ser estipulado que nesse período escolar se complete o ciclo de alfabetização, e com isso, houve a curiosidade de observar como os gêneros textuais são trabalhados nessa fase. O estudo se faz relevante, pois os gêneros textuais são encontrados em nosso cotidiano de diversas formas, e abordá-los em sala de aula é um meio para que os/as estudantes possam conhecer o uso social dos mesmos. Dessa forma, relacionar os gêneros textuais presentes nos livros didáticos com a realidade dos/as estudantes faz com que seja despertado o interesse e a curiosidade em estudar esse aspecto tão presente em nossas vidas. Voltar esse olhar para a Educação do Campo e para o livro didático pensado para esse espaço, torna possível observarmos se as especificidades desses sujeitos estão sendo atendidas, e se a sua cultura está sendo valorizada. Utilizando da revisão bibliográfica de autores que abordam acerca da Educação do Campo, do livro didático e dos gêneros textuais, é perceptível até o presente momento que são poucos os gêneros textuais trabalhados no LD, e que são menos ainda os que fazem relação com os princípios da Educação do Campo, tanto em seu conteúdo como nas atividades. E nesse sentido, é relevante o papel do/da docente enquanto mediador para que a realidade dos/as estudantes seja trabalhada em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID560_23032017171426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BEZERRA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "paulinha.caolly@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }