O projeto a ser apresentado nesta comunicação oral teve origem há alguns semestres atrás, em função da alteração nas grades curriculares e realocação da disciplina Inglês para Fins Específicos (doravante, IFE) em períodos dos cursos diferentes dos quais eram oferecidos anteriormente. Como consequência, as ementas que regiam as aulas de língua inglesa perderam a relação com as demais e não dialogavam com os conhecimentos prévios dos estudantes. Esse fato levou à necessidade de que as mesmas fossem revistas e refeitas. Em linhas gerais, a teoria que embasa a prática IFE no IFRJ, campus Rio de Janeiro, está sobre três pilares básicos, sendo eles: as necessidades e expectativas dos alunos, bem como a lacuna linguística para atingir os dois aspectos anteriores. Materiais que atendam a demanda de uma abordagem com essas características não estão disponíveis no mercado, especialmente quando se tem tanto um contexto de escola técnica, quanto um público-alvo bastante específico e bem característico. Assim sendo, as professoras pesquisadoras e orientadoras deste projeto, nos moldes PIBICT Jr., juntamente com seus dois bolsistas, precisaram dialogar com seus pares dentro do curso e período em que lecionavam, a fim de que o ensino de IFE se mantivesse em consonância com o que era necessário ser ensinado. Dessa forma, materiais a serem produzidos passariam a fazer sentido aos alunos, que perceberiam a relevância dos conteúdos na sua formação. Esses materiais, produtos finais parciais desta etapa do projeto, estavam baseados, em grande parte, em gêneros discursivos conteúdos técnicos e nas demandas do mercado, a fim de instrumentalizar os alunos para seu futuro como técnicos. O objetivo do estudo foi o de sugerir, à priori, temas/gêneros/tópicos que pudessem compor futuras possíveis ementas que continuassem atualizadas e uníssonas com as demais disciplinas de cada período pertinente. A pesquisa se caracterizou como qualitativo-etnográfica e fez uso dos seguintes instrumentos para geração e dados: acesso às ementas atuais e ainda válidas para a disciplina, entrevista com professores de disciplinas técnicas, registro visual dos participantes, gravação em áudio dos dados, diário dos pesquisadores, transcrição das informações relevantes e revisão teórico-bibliográfica de conceitos importantes, tais como: pesquisa qualitativa/quantitativa; Inglês para Fins Específicos em comparação com Inglês Geral; dentre outros. Os resultados apontaram para novos pontos incluídos, excluídos e ou mantidos, a partir da triangulação das informações obtidas pelas diferentes formas de geração de dados.