Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados.