OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27569 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1100 "titulo" => "OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "EVENTOS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, FORMAÇÃO DOCENTE, CASA REBECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1100_09032017155320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA MENDES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES" "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail" "autor_ies" => "UNEB/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27569 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 1100 "titulo" => "OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "EVENTOS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, FORMAÇÃO DOCENTE, CASA REBECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1100_09032017155320.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA MENDES SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES" "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail" "autor_ies" => "UNEB/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }