Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: EVENTOS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, FORMAÇÃO DOCENTE, CASA REBECA Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27569
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 1100
    "titulo" => "OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar,   descrever  e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia  em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY  & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "EVENTOS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, FORMAÇÃO DOCENTE, CASA REBECA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1100_09032017155320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA  MENDES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail"
    "autor_ies" => "UNEB/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27569
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 168
    "inscrito_id" => 1100
    "titulo" => "OS EVENTOS DE LETRAMENTO NA CASA REBECA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA E O TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar,   descrever  e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia  em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY  & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "EVENTOS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, FORMAÇÃO DOCENTE, CASA REBECA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1100_09032017155320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA REGINA  MENDES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail"
    "autor_ies" => "UNEB/UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Nosso objeto de investigação nessa pesquisa são os eventos de letramento que têm lugar na Casa Rebeca. Assumindo o letramento como prática social, procuraremos refletir sobre algumas possíveis relações entre a oralidade e a escrita, intentando verificar até que ponto e em que medida as práticas de letramento são mediadoras de formas de democratização da escrita. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá a formação desses leitores. Pretendemos observar, descrever e refletir sobre o impacto das práticas adotadas pelos grupos de licenciandos da Universidade do Estado da Bahia em sua formação enquanto futuros docentes. A análise da relação entre as práticas sociais de leitura, aqui consideradas de práticas de letramento e o perfil dos leitores nos eventos de Letramento nos ajudará a entender como se dá essa formação. Defendemos, neste trabalho, que o ensino da leitura na escola se faça a partir do desenvolvimento de habilidades e estratégias de leitura (KLEIMAN 1993; KOCH & ELIAS 2006) dentro de um programa que contemple e se organize a partir de gêneros textuais variados (SCHNEUWLY & DOLZS 2007). Para abordar o caminho da investigação utilizaremos a abordagem qualitativa, a qual não se constitui em um conjunto de técnicas ou métodos fechados. É objetivo final da pesquisa, retornar à este espaço indicando ações voltadas para a promoção do letramento (SOARES 2002; KLEIMAN 1995), a partir dos resultados apresentados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.