Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO USO DO WHATSAPP NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE, GÊNEROS DIGITAIS, WHATSAPP, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27585
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1560
    "titulo" => "PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO USO DO WHATSAPP NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seu impacto no modo como interagimos, verificamos a emergência de novos gêneros textuais, resultantes de novas demandas comunicativas que o universo digital tem criado (MARCUSCHI, 2004), potencializadas pelos multimodos de produção de sentido articulados no ciberespaço (LEVY, 1999). Neste contexto, em que tempo e espaço são ressignificados, assim como as concepções de produção e expressão oral e escrita, cuja natureza é cada vez mais fluida e multisemiótica, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras passa a compreender a sala de aula para além de seus limites físicos. Os limites físicos da sala passam a ser ampliados pelas multi possibilidades do contexto em que vivemos, na busca por integrar as novas demandas e práticas de letramento do mundo atual, digital, multimodal e globalizado (VAN LEEUWEN, 2011), fundamentais ao processo de comunicação. Desse modo, partindo da experiência de duas professoras quanto à utilização de tecnologias móveis, aqui, em específico, do aplicativo WhatsApp, em salas de aula de Língua Inglesa do curso de Letras/Inglês da UFPB, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de uma das atividades propostas - My Room Project - integrando a sala de aula presencial e o espaço virtual. Para tanto, é importante considerar estudos que abordam o ensino de LE a partir de uma perspectiva híbrida - blended learning (WHITTAKER E TOMLINSON, 2011), bem como sobre o impacto das TICs e das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de LE (ALMARWANI, 2011; TALEB,  SOHRABI, 2012; LAURICELLA, KAY, 2013; PILAR, JORGE, CRISTINA, 2013; HUANG, YANG, CHIANG, SU, 2016). A partir da análise da atividade selecionada, buscaremos verificar como a leitura e troca de textos, aqui, não só verbais e escritos, mas tomando como base uma perspectiva multimodal, foi possível promover novas oportunidades para que os alunos experienciem, de forma autêntica e crítica, a língua estrangeira, proporcionando, portanto, um ensino-aprendizagem significativo. Ademais, refletiremos sobre os desafios colocados pelo atual contexto de ensino-aprendizagem de línguas ao professor(a) de Língua Estrangeira (LE) que demandam uma reflexão, (re)construção e (res)significação constante de sua prática. Consideramos que o uso do WhatsApp para realização de atividades como a analisada neste trabalho, na medida em que propicia a criação de uma comunidade de aprendizagem que não se restringe à sala de aula física, também possibilita aos alunos novas práticas de leitura e escrita, bem como desenvolvimento de suas competências linguística e intercultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE, GÊNEROS DIGITAIS, WHATSAPP, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1560_23032017201443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JAILINE FARIAS"
    "autor_email" => "jailine.farias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27585
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 1560
    "titulo" => "PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO USO DO WHATSAPP NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seu impacto no modo como interagimos, verificamos a emergência de novos gêneros textuais, resultantes de novas demandas comunicativas que o universo digital tem criado (MARCUSCHI, 2004), potencializadas pelos multimodos de produção de sentido articulados no ciberespaço (LEVY, 1999). Neste contexto, em que tempo e espaço são ressignificados, assim como as concepções de produção e expressão oral e escrita, cuja natureza é cada vez mais fluida e multisemiótica, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras passa a compreender a sala de aula para além de seus limites físicos. Os limites físicos da sala passam a ser ampliados pelas multi possibilidades do contexto em que vivemos, na busca por integrar as novas demandas e práticas de letramento do mundo atual, digital, multimodal e globalizado (VAN LEEUWEN, 2011), fundamentais ao processo de comunicação. Desse modo, partindo da experiência de duas professoras quanto à utilização de tecnologias móveis, aqui, em específico, do aplicativo WhatsApp, em salas de aula de Língua Inglesa do curso de Letras/Inglês da UFPB, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de uma das atividades propostas - My Room Project - integrando a sala de aula presencial e o espaço virtual. Para tanto, é importante considerar estudos que abordam o ensino de LE a partir de uma perspectiva híbrida - blended learning (WHITTAKER E TOMLINSON, 2011), bem como sobre o impacto das TICs e das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de LE (ALMARWANI, 2011; TALEB,  SOHRABI, 2012; LAURICELLA, KAY, 2013; PILAR, JORGE, CRISTINA, 2013; HUANG, YANG, CHIANG, SU, 2016). A partir da análise da atividade selecionada, buscaremos verificar como a leitura e troca de textos, aqui, não só verbais e escritos, mas tomando como base uma perspectiva multimodal, foi possível promover novas oportunidades para que os alunos experienciem, de forma autêntica e crítica, a língua estrangeira, proporcionando, portanto, um ensino-aprendizagem significativo. Ademais, refletiremos sobre os desafios colocados pelo atual contexto de ensino-aprendizagem de línguas ao professor(a) de Língua Estrangeira (LE) que demandam uma reflexão, (re)construção e (res)significação constante de sua prática. Consideramos que o uso do WhatsApp para realização de atividades como a analisada neste trabalho, na medida em que propicia a criação de uma comunidade de aprendizagem que não se restringe à sala de aula física, também possibilita aos alunos novas práticas de leitura e escrita, bem como desenvolvimento de suas competências linguística e intercultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE LE, GÊNEROS DIGITAIS, WHATSAPP, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1560_23032017201443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILINE MAYARA SOUSA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "JAILINE FARIAS"
    "autor_email" => "jailine.farias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seu impacto no modo como interagimos, verificamos a emergência de novos gêneros textuais, resultantes de novas demandas comunicativas que o universo digital tem criado (MARCUSCHI, 2004), potencializadas pelos multimodos de produção de sentido articulados no ciberespaço (LEVY, 1999). Neste contexto, em que tempo e espaço são ressignificados, assim como as concepções de produção e expressão oral e escrita, cuja natureza é cada vez mais fluida e multisemiótica, o processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras passa a compreender a sala de aula para além de seus limites físicos. Os limites físicos da sala passam a ser ampliados pelas multi possibilidades do contexto em que vivemos, na busca por integrar as novas demandas e práticas de letramento do mundo atual, digital, multimodal e globalizado (VAN LEEUWEN, 2011), fundamentais ao processo de comunicação. Desse modo, partindo da experiência de duas professoras quanto à utilização de tecnologias móveis, aqui, em específico, do aplicativo WhatsApp, em salas de aula de Língua Inglesa do curso de Letras/Inglês da UFPB, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de uma das atividades propostas - My Room Project - integrando a sala de aula presencial e o espaço virtual. Para tanto, é importante considerar estudos que abordam o ensino de LE a partir de uma perspectiva híbrida - blended learning (WHITTAKER E TOMLINSON, 2011), bem como sobre o impacto das TICs e das tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de LE (ALMARWANI, 2011; TALEB, SOHRABI, 2012; LAURICELLA, KAY, 2013; PILAR, JORGE, CRISTINA, 2013; HUANG, YANG, CHIANG, SU, 2016). A partir da análise da atividade selecionada, buscaremos verificar como a leitura e troca de textos, aqui, não só verbais e escritos, mas tomando como base uma perspectiva multimodal, foi possível promover novas oportunidades para que os alunos experienciem, de forma autêntica e crítica, a língua estrangeira, proporcionando, portanto, um ensino-aprendizagem significativo. Ademais, refletiremos sobre os desafios colocados pelo atual contexto de ensino-aprendizagem de línguas ao professor(a) de Língua Estrangeira (LE) que demandam uma reflexão, (re)construção e (res)significação constante de sua prática. Consideramos que o uso do WhatsApp para realização de atividades como a analisada neste trabalho, na medida em que propicia a criação de uma comunidade de aprendizagem que não se restringe à sala de aula física, também possibilita aos alunos novas práticas de leitura e escrita, bem como desenvolvimento de suas competências linguística e intercultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.