FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27361 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam. Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação? Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID299_22032017125251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON" "autor_email" => "WALDILSONDUARTE@HOTMAIL.C" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27361 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 299 "titulo" => "FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E ESTÁGIO NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam. Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação? Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTÁGIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA, PÓS-GRADUAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID299_22032017125251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON" "autor_email" => "WALDILSONDUARTE@HOTMAIL.C" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }