Com a propagação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), o vídeo tem chegado à sala de aula como um importante instrumento de trabalho do professor. A sua utilização, quando efetivada de modo coerente, tem uma grande potencialidade educativa. Esse cenário abrange o professor, em sua prática docente, exigindo o reconhecimento de novos recursos tecnológicos como complementares às suas práticas e adaptando-se a eles como forma de cooperar com um ensino mais dinâmico e motivador para seus alunos (MASETTO, 2013). Pautando-se nisso, constitui-se como pergunta dessa pesquisa: Qual o tratamento dado ao vídeo no livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris/Editora Ática? No intuito de respondê-la, estabelecemos como objetivo geral analisar a presença do instrumento no livro didático de Língua Portuguesa (Manual do professor) do Projeto Teláris (2015) e, de forma mais específica, identificar estratégias didático-pedagógicas com a utilização do vídeo e caracterizar tais estratégias a partir do papel ocupado pelo vídeo no livro em questão. Isto posto, este estudo tem características de natureza qualitativa por considerar a interpretação, subjetividade e flexibilidade no processo de condução da pesquisa, sob um viés descritivo interpretativista. Além disso, o definimos como pesquisa documental por se tratar de um material didático impresso. Esse trabalho surgiu por meio de estudos conduzidos no âmbito do Projeto de Pesquisa Novas Configurações de Ensino de Leitura e Escrita em Atividades de Linguagem (NS), (PosLE/ UFCG, 2014-2017). Diante das constantes mudanças que o mundo virtual tem proporcionado à sociedade, os professores são desafiados a ampliar e reavaliar as suas didáticas e estratégias diante de um novo perfil de aluno-cidadão-leitor internauta, cada vez mais familiarizado com a cultura digital. Desse modo, a integração do uso do vídeo no livro didático pode favorecer um maior vínculo entre o ambiente de ensino e as culturas que se desenvolvem fora do contexto educacional. Nosso trabalho aponta resultados que confirmam à referência ao uso do vídeo no livro didático, significando que o material didático tem acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade com a chegada dos recursos tecnológicos. Para tanto, procedemos à discussão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o uso do vídeo em sala de aula; a formação docente na contemporaneidade; como também a análise do papel ocupado pelo vídeo no livro didático de Língua Portuguesa do Projeto Teláris/Editora Ática (2015). A partir das contribuições de Rover et al (2006); Oliveira (2013); Moran (2013); Pfromm Netto (2011), entre outros.