Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27554
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO"
    "resumo" => "Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como  utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID81_23032017141710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMÍRIS SÂMIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAMÍRIS SÂMIA"
    "autor_email" => "thamirissamia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27554
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 564
    "inscrito_id" => 81
    "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS NUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESTUDO DO GÊNERO CONTO"
    "resumo" => "Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como  utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ELABORAÇÃO DE ENUNCIADOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID81_23032017141710.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMÍRIS SÂMIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THAMÍRIS SÂMIA"
    "autor_email" => "thamirissamia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.