Tendo em vista nossa experiência de ensino vivenciada no subprojeto PIBID – Letras da UFCG, no ano de 2016, numa escola pública de Campina Grande, objetivamos, no presente trabalho, analisar e refletir sobre como utilizamos as estratégias de leitura a partir da elaboração de enunciados. Nesse sentido, investigaremos os enunciados elaborados por nós, enquanto bolsistas pibidianos e, paralelamente, as respostas dadas pelos alunos nos exercícios escritos a partir de uma proposta de sequência didática (SD). Esta SD foi aplicada numa turma de sétimo ano, com foco no eixo de ensino leitura e voltada ao estudo do conto “O bife e a pipoca”, da autora LYGIA BOJUNGA (2012). Além disso, pretendemos, nestes enunciados, analisar como se estruturou as etapas pré-textuais (atividades motivadoras), textuais (análise textual) e pós-textuais (continuação da análise e motivação para outras leituras), a partir dos conhecimentos prévios (enciclopédico, textual, linguístico, intertextual e contextual) do leitor – SANTOS (2012) - na conjuntura gradativa do processo de ensino e aprendizagem ao longo da ministração de seis aulas sequenciais. Para isso, consideraremos o que nos encaminha OLIVEIRA (2012) sobre o contato do leitor com o texto e as etapas a serem projetadas pelo professor na organicidade de uma orientação que reconheça o ato de ler como um processo de compreensão para o desenvolvimento de estratégias de leitura. Assim, pautamo-nos também em autores como ARAÚJO (2013), BRASIL (2016), MARCHUSCHI (2008), dentre outros, de modo a promover o desenvolvimento da formação de leitores proficientes. A partir de uma análise prévia, nossos dados já revelam que a depender da forma como o professor elabora os enunciados, ele pode estimular o aluno a desenvolver estratégias de leitura que colaboram para a interpretação do texto estudado.