O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27549 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1018 "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS" "resumo" => """ No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa. \r\n \r\n Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVA CURTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1018_02032017173549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILDA B. SILVA" "autor_email" => "gilda.b.silva@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27549 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 1018 "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS" "resumo" => """ No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa. \r\n \r\n Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVA CURTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1018_02032017173549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILDA B. SILVA" "autor_email" => "gilda.b.silva@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }