Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVA CURTA Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27549
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1018
    "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS"
    "resumo" => """
      No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVA CURTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1018_02032017173549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDA B. SILVA"
    "autor_email" => "gilda.b.silva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27549
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1018
    "titulo" => "O TRABALHO DO PROFESSOR COM NARRATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS"
    "resumo" => """
      No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, NARRATIVA CURTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1018_02032017173549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDA B. SILVA"
    "autor_email" => "gilda.b.silva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa. Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.