No trabalho ora proposto, buscamos desvelar concepções e práticas de professoras de uma creche/escola da rede municipal de ensino da cidade de Riachão do Bacamarte-PB, com vistas a investigar como a literatura é abordada e apresentada à criança na Educação Infantil, tendo em vista nossa preocupação com a formação do leitor criança nessa etapa inicial de escolarização uma vez que, geralmente a iniciação literária traz uma série de possibilidades favoráveis a vida da criança. Nesse sentido, A fim de aprimorar nossos conhecimentos sobre o texto literário infantil e sua abordagem, fundamentamos esse trabalho com base em Aguiar (2001); Brandão e Rosa (2011); Burlamaque (2006); Coelho (2000); Corsino (2010); Faleiros (2013); Luiz e Ferro (2011); dentre outros autores que discutem a questão.A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados apresentados neste estudo evidenciaram que a leitura dos textos narrativos ainda é pouco abordada pelas professoras na Educação Infantil e que, quando realizada, é feita com a ausência de objetivos para o ler, como também com o desconhecimento de estratégias leitoras relevantes no processo de leitura. Os dados revelam ainda, haver a priorização da leitura de imagens em detrimento da leitura do texto verbal. Além disso, ressaltamos que foi apontada pelas professoras a importância da formação docente para a melhoria do desenvolvimento da prática educativa.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Educação Infantil; Narrativa curta.