REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27635 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB" "resumo" => "Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, TRABALHO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1549_23032017174422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE DOS SANTOS ROLIM" "autor_nome_curto" => "JANINE ROLIM" "autor_email" => "janinerolim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27635 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 589 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB" "resumo" => "Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, TRABALHO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1549_23032017174422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANINE DOS SANTOS ROLIM" "autor_nome_curto" => "JANINE ROLIM" "autor_email" => "janinerolim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }