Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura.