Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, TRABALHO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27635
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 1549
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB"
    "resumo" => "Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1549_23032017174422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE DOS SANTOS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "JANINE ROLIM"
    "autor_email" => "janinerolim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27635
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 1549
    "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO ÂMBITO DO SUBPROJETO PIBID LETRAS-INGLÊS DA UFPB"
    "resumo" => "Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, PIBID, TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID1549_23032017174422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANINE DOS SANTOS ROLIM"
    "autor_nome_curto" => "JANINE ROLIM"
    "autor_email" => "janinerolim@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Em meio a um processo de globalização acelerado, é impossível não pensarmos nas transformações presentes nas diversas esferas sociais que têm afetado o mundo do trabalho nas últimas décadas. Conforme essas mudanças foram acontecendo, pesquisas foram sendo desenvolvidas com o intuito de explorar esse campo de estudo – o mundo do trabalho –, de forma geral ou enfocando profissões específicas. Assim sendo, esta pesquisa se dedica a compreender, especificamente, alguns aspectos do trabalho de professores de inglês em formação inicial e algumas transformações no/do agir docente a partir da perspectiva das Ciências do Trabalho e de algumas de suas categorias. Para tanto, será analisado o processo de planejamento e aplicação de um plano de aula de língua inglesa desenvolvido em 2016 em uma escola de nível médio de João Pessoa – PB no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. A análise se deu a partir das representações sobre o trabalho docente elaboradas pelos três professores em formação inicial que planejaram e ministraram a aula, e os dados foram gerados através da transcrição e interpretação de um diálogo reflexivo entre esses professores sobre o processo de planejamento e desenvolvimento da regência. Buscou-se compreender que saberes foram mobilizados, que aspectos do trabalho docente foram realizados e/ou impedidos e por que razões. Espera-se que essa pesquisa amplie a visão sobre que fatores estão envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua inglesa, no que se refere ao planejamento e ministração de aulas, e que sentidos são construídos por esses professores quando têm a oportunidade de comparar e refletir sobre o trabalho docente prescrito e realizado ainda durante o período da licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.