Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA QUILOMBOLA NA ESCOLA DO CAMPO: MEMÓRIAS DO MATÃO/PB

Palavra-chaves: MEMÓRIA, VALORIZAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27678
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA QUILOMBOLA NA ESCOLA DO CAMPO: MEMÓRIAS DO MATÃO/PB"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos 2014-2016 e está embasado nas vivências dos idosos da comunidade remanescente quilombola do Matão localizada no agreste paraibano.  São narrados os testemunhos de forma sublime por quem realmente os vivenciou. A pesquisa teve como objetivo principal:  Refletir como as memórias dos idosos quilombolas podem auxiliar os professores da educação básica a desenvolver, juntamente com seus estudantes, a releitura da identidade negra e a valorização da história e cultura local. Como respalde teórico, nos fundamentamos em:  Bosi (1994); Hall (2003); Halbwachs (2006), Freire (2014) entre outros autores. O artigo constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método etnográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela idosos bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da história de vida da comunidade do Matão/PB. Pois as narrativas orais dos idosos dão oportunidades aos quilombolas, que tanto foram excluídos e dominados, de narrar suas histórias em meio à sociedade dominante e contribuir com a ressignificação da identidade quilombola, porquanto suas tradições, crenças e história foram silenciadas no cotidiano escolar. Já que através das histórias de vidas do idosos as crianças do Matão/PB podem ressignificar suas identidades.  Haja vista que eles terão oportunidade de conhecer sua história e suas tradições culturais a partir das narrativas do seu povo. Esta pesquisa torna-se relevante, uma vez que a partir dos depoimentos podemos pensar em temáticas que possam ser inseridas no currículo da escolar do Matão/PB, pois as possíveis contribuições da cultura quilombola para a sala de aula podem também auxiliar os professores a desenvolver estratégias pedagógicas que viabilizem o empoderamento das crianças em seu contexto sociocultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, VALORIZAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID214_23032017121257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS "
    "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS "
    "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27678
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA QUILOMBOLA NA ESCOLA DO CAMPO: MEMÓRIAS DO MATÃO/PB"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos 2014-2016 e está embasado nas vivências dos idosos da comunidade remanescente quilombola do Matão localizada no agreste paraibano.  São narrados os testemunhos de forma sublime por quem realmente os vivenciou. A pesquisa teve como objetivo principal:  Refletir como as memórias dos idosos quilombolas podem auxiliar os professores da educação básica a desenvolver, juntamente com seus estudantes, a releitura da identidade negra e a valorização da história e cultura local. Como respalde teórico, nos fundamentamos em:  Bosi (1994); Hall (2003); Halbwachs (2006), Freire (2014) entre outros autores. O artigo constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método etnográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela idosos bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da história de vida da comunidade do Matão/PB. Pois as narrativas orais dos idosos dão oportunidades aos quilombolas, que tanto foram excluídos e dominados, de narrar suas histórias em meio à sociedade dominante e contribuir com a ressignificação da identidade quilombola, porquanto suas tradições, crenças e história foram silenciadas no cotidiano escolar. Já que através das histórias de vidas do idosos as crianças do Matão/PB podem ressignificar suas identidades.  Haja vista que eles terão oportunidade de conhecer sua história e suas tradições culturais a partir das narrativas do seu povo. Esta pesquisa torna-se relevante, uma vez que a partir dos depoimentos podemos pensar em temáticas que possam ser inseridas no currículo da escolar do Matão/PB, pois as possíveis contribuições da cultura quilombola para a sala de aula podem também auxiliar os professores a desenvolver estratégias pedagógicas que viabilizem o empoderamento das crianças em seu contexto sociocultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA, VALORIZAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID214_23032017121257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS "
    "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS "
    "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada nos anos 2014-2016 e está embasado nas vivências dos idosos da comunidade remanescente quilombola do Matão localizada no agreste paraibano. São narrados os testemunhos de forma sublime por quem realmente os vivenciou. A pesquisa teve como objetivo principal: Refletir como as memórias dos idosos quilombolas podem auxiliar os professores da educação básica a desenvolver, juntamente com seus estudantes, a releitura da identidade negra e a valorização da história e cultura local. Como respalde teórico, nos fundamentamos em: Bosi (1994); Hall (2003); Halbwachs (2006), Freire (2014) entre outros autores. O artigo constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método etnográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela idosos bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da história de vida da comunidade do Matão/PB. Pois as narrativas orais dos idosos dão oportunidades aos quilombolas, que tanto foram excluídos e dominados, de narrar suas histórias em meio à sociedade dominante e contribuir com a ressignificação da identidade quilombola, porquanto suas tradições, crenças e história foram silenciadas no cotidiano escolar. Já que através das histórias de vidas do idosos as crianças do Matão/PB podem ressignificar suas identidades. Haja vista que eles terão oportunidade de conhecer sua história e suas tradições culturais a partir das narrativas do seu povo. Esta pesquisa torna-se relevante, uma vez que a partir dos depoimentos podemos pensar em temáticas que possam ser inseridas no currículo da escolar do Matão/PB, pois as possíveis contribuições da cultura quilombola para a sala de aula podem também auxiliar os professores a desenvolver estratégias pedagógicas que viabilizem o empoderamento das crianças em seu contexto sociocultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.