LITERATURA AFRICANA E ENSINO: UMA ABORDAGEM PÓS-COLONIAL DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
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Tal discussão se torna crucial devido ao fato do ensino de literatura ser associado, na maioria das vezes, à transmissão de conhecimento sobre a historiografia e as escolas literárias. Diante desse contexto, percebemos o pouco contato do estudante com o texto literário, gerando, quando esse encontro é possível, uma aversão ou desinteresse. Nesse sentido, defendemos que o ensino de literatura não pode apenas se pautar na seleção de uma série de textos e/ou autores e classificá-los em um determinado período literário, mas sim revelar para o alunado o caráter atemporal, assim como a função simbólica e social da obra literária. Partindo dessa perspectiva, é fundamental que a escola aborde o letramento literário e a função social da literatura como uma possibilidade de ler o mundo, contribuindo, assim, para a formação de leitores ativos e críticos, capazes de compreender o mundo a sua volta a partir de textos literários que propiciam reflexões sobre práticas sociais opressoras. 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Para respaldar esta abordagem da literatura em uma perspectiva pós-colonial, sugerimos como estudiosos fundamentais: APPIAH (1997), BHABHA (2003), BONICCI (2000), HALL (2003), MATA (2007). Além disso, utilizamos como estudiosos da relação entre literatura e ensino: LAJOLO (2001), ZILBERMAN (1991), entre outros." 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