Este trabalho analisa o modo como Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) apresentam propostas de ensino dos esquemas de discurso citado. Especificamente, objetiva saber (i) quais esquemas de discurso citado compõem a proposta de ensino; (ii) como esses esquemas são trabalhados no livro didático de LP; (iii) que embasamento teórico-metodológico fundamenta a proposta de ensino do discurso citado; e (iv) quais orientações o LD propõe para o trabalho com o discurso citado em sala de aula. Para isso, lança mão de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como fundamentação teórica, mobiliza a perspectiva dialógica da linguagem, mais precisamente os estudos do Círculo de Bakhtin, em diálogo com a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (ADD). O corpus desta investigação é composto por livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação. Atualmente, esses livros são utilizados por professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. As análises apontam que, com exceção de alguns que discutem questões discursivas envolvendo os esquemas de discurso citato e utilizam uma fundamentação teórico-metodológica adequada, a maioria dos livros didáticos analisados ainda não dedica uma atenção necessária aos aspectos que envolvem o uso de esquemas de discurso citado na construção de sentidos de enunciados concretos, tendo em vista que a apropriação de tais esquemas se faz necessária diante da produção, leitura e compreensão de texto.