Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PROPOSTAS DE ENSINO DO DISCURSO CITADO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTATAÇÕES E APONTAMENTOS

Palavra-chaves: PROPOSTA DE ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, DISCURSO CITADO, CÍRCULO DE BAKHTIN Comunicação Oral (CO) GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27620
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1544
    "titulo" => "PROPOSTAS DE ENSINO DO DISCURSO CITADO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTATAÇÕES E APONTAMENTOS"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o modo como Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) apresentam propostas de ensino dos esquemas de discurso citado. Especificamente, objetiva saber (i) quais esquemas de discurso citado compõem a proposta de ensino; (ii) como esses esquemas são trabalhados no livro didático de LP; (iii) que embasamento teórico-metodológico fundamenta a proposta de ensino do discurso citado; e (iv) quais orientações o LD propõe para o trabalho com o discurso citado em sala de aula. Para isso, lança mão de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como fundamentação teórica, mobiliza a perspectiva dialógica da linguagem, mais precisamente os estudos do Círculo de Bakhtin, em diálogo com a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (ADD). O corpus desta investigação é composto por livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação. Atualmente, esses livros são utilizados por professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. As análises apontam que, com exceção de alguns que discutem questões discursivas envolvendo os esquemas de discurso citato e utilizam uma fundamentação teórico-metodológica adequada, a maioria dos livros didáticos analisados ainda não dedica uma atenção necessária aos aspectos que envolvem o uso de esquemas de discurso citado na construção de sentidos de enunciados concretos, tendo em vista que a apropriação de tais esquemas se faz necessária diante da produção, leitura e compreensão de texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DE ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, DISCURSO CITADO, CÍRCULO DE BAKHTIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1544_23032017150828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ILDERLÂNDIO "
    "autor_email" => "ilderlandionascimento@yah"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27620
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 1544
    "titulo" => "PROPOSTAS DE ENSINO DO DISCURSO CITADO NO LIVRO DIDÁTICO: CONSTATAÇÕES E APONTAMENTOS"
    "resumo" => "Este trabalho analisa o modo como Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) apresentam propostas de ensino dos esquemas de discurso citado. Especificamente, objetiva saber (i) quais esquemas de discurso citado compõem a proposta de ensino; (ii) como esses esquemas são trabalhados no livro didático de LP; (iii) que embasamento teórico-metodológico fundamenta a proposta de ensino do discurso citado; e (iv) quais orientações o LD propõe para o trabalho com o discurso citado em sala de aula. Para isso, lança mão de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como fundamentação teórica, mobiliza a perspectiva dialógica da linguagem, mais precisamente os estudos do Círculo de Bakhtin, em diálogo com a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (ADD). O corpus desta investigação é composto por livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação. Atualmente, esses livros são utilizados por professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. As análises apontam que, com exceção de alguns que discutem questões discursivas envolvendo os esquemas de discurso citato e utilizam uma fundamentação teórico-metodológica adequada, a maioria dos livros didáticos analisados ainda não dedica uma atenção necessária aos aspectos que envolvem o uso de esquemas de discurso citado na construção de sentidos de enunciados concretos, tendo em vista que a apropriação de tais esquemas se faz necessária diante da produção, leitura e compreensão de texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DE ENSINO, LIVRO DIDÁTICO, DISCURSO CITADO, CÍRCULO DE BAKHTIN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA3_ID1544_23032017150828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDERLÂNDIO ASSIS DE ANDRADE NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ILDERLÂNDIO "
    "autor_email" => "ilderlandionascimento@yah"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho analisa o modo como Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) apresentam propostas de ensino dos esquemas de discurso citado. Especificamente, objetiva saber (i) quais esquemas de discurso citado compõem a proposta de ensino; (ii) como esses esquemas são trabalhados no livro didático de LP; (iii) que embasamento teórico-metodológico fundamenta a proposta de ensino do discurso citado; e (iv) quais orientações o LD propõe para o trabalho com o discurso citado em sala de aula. Para isso, lança mão de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como fundamentação teórica, mobiliza a perspectiva dialógica da linguagem, mais precisamente os estudos do Círculo de Bakhtin, em diálogo com a Teoria/Análise Dialógica do Discurso (ADD). O corpus desta investigação é composto por livros didáticos de língua portuguesa aprovados pelo Ministério da Educação. Atualmente, esses livros são utilizados por professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. As análises apontam que, com exceção de alguns que discutem questões discursivas envolvendo os esquemas de discurso citato e utilizam uma fundamentação teórico-metodológica adequada, a maioria dos livros didáticos analisados ainda não dedica uma atenção necessária aos aspectos que envolvem o uso de esquemas de discurso citado na construção de sentidos de enunciados concretos, tendo em vista que a apropriação de tais esquemas se faz necessária diante da produção, leitura e compreensão de texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.