FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27350 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 1337 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho é resultado de projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública da cidade de Garanhuns. O referido trabalho abordou temas básicos da língua inglesa, utilizando a música como forma de aprimoramento de competências de compreensão oral e auditiva, leitura e escrita com o auxílio de objetos digitais. Tendo em vista que, nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas aproximaram culturas e favoreceram a aprendizagem de língua estrangeira, especialmente a inglesa. Também se tornaram recursos que não só contribuíram para aprendizagem de idiomas bem como permitiram a dinamização desse processo. De acordo com Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático. Nessa perspectiva, utilizamos para o desenvolvimento do projeto o site Lyrics Training e o livro “Atividades com Música para o ensino de Inglês” de Potter e Lederman (2012). Lançamos mão de vídeos interativos presentes no site para realizar atividades de escrita das músicas on-line, intercalando com atividades do material didático. Durante o projeto, foram selecionadas quatro canções e à medida que o estudante ouvia uma música, interagia com o jogo, completando suas letras, exercitando vocabulário, compreensão oral e escrita. Tanto as atividades com os objetos digitais quanto as do livro foram feitas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, uma vez que apresentam diferentes exigências. Através de avaliação feita pelo Google Forms, os resultados mostraram que 100% dos alunos alcançados gostaram de estudar inglês desse modo e 100% disse que o objeto digital foi facilitador da aprendizagem; 85,8% dos alunos disseram querer que esse tipo de atividade estivesse mais presente em sala de aula. Assim, constatamos que é possível mediar conhecimento pelo uso das tecnologias digitais e colocá-las ao alcance do aluno. Durante o projeto, foi perceptível o uso eficaz da música como forma de aprendizagem de língua inglesa pelo interesse e desafio que, em conjunto, essas formas de apropriação de língua representaram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, MÚSICA, OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA20_ID1337_16032017212847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SALVIA DE MEDEIROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "SALVIA SOUZA" "autor_email" => "salviamsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27350 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 1337 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA" "resumo" => "Este trabalho é resultado de projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública da cidade de Garanhuns. O referido trabalho abordou temas básicos da língua inglesa, utilizando a música como forma de aprimoramento de competências de compreensão oral e auditiva, leitura e escrita com o auxílio de objetos digitais. Tendo em vista que, nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas aproximaram culturas e favoreceram a aprendizagem de língua estrangeira, especialmente a inglesa. Também se tornaram recursos que não só contribuíram para aprendizagem de idiomas bem como permitiram a dinamização desse processo. De acordo com Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático. Nessa perspectiva, utilizamos para o desenvolvimento do projeto o site Lyrics Training e o livro “Atividades com Música para o ensino de Inglês” de Potter e Lederman (2012). Lançamos mão de vídeos interativos presentes no site para realizar atividades de escrita das músicas on-line, intercalando com atividades do material didático. Durante o projeto, foram selecionadas quatro canções e à medida que o estudante ouvia uma música, interagia com o jogo, completando suas letras, exercitando vocabulário, compreensão oral e escrita. Tanto as atividades com os objetos digitais quanto as do livro foram feitas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, uma vez que apresentam diferentes exigências. Através de avaliação feita pelo Google Forms, os resultados mostraram que 100% dos alunos alcançados gostaram de estudar inglês desse modo e 100% disse que o objeto digital foi facilitador da aprendizagem; 85,8% dos alunos disseram querer que esse tipo de atividade estivesse mais presente em sala de aula. Assim, constatamos que é possível mediar conhecimento pelo uso das tecnologias digitais e colocá-las ao alcance do aluno. Durante o projeto, foi perceptível o uso eficaz da música como forma de aprendizagem de língua inglesa pelo interesse e desafio que, em conjunto, essas formas de apropriação de língua representaram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, MÚSICA, OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA20_ID1337_16032017212847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SALVIA DE MEDEIROS SOUZA" "autor_nome_curto" => "SALVIA SOUZA" "autor_email" => "salviamsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }