Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA

Palavra-chaves: LÍNGUA INGLESA, MÚSICA, OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27350
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública da cidade de Garanhuns. O referido trabalho abordou temas básicos da língua inglesa, utilizando a música como forma de aprimoramento de competências de compreensão oral e auditiva, leitura e escrita com o auxílio de objetos digitais. Tendo em vista que, nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas aproximaram culturas e favoreceram a aprendizagem de língua estrangeira, especialmente a  inglesa. Também se tornaram recursos que não só contribuíram para aprendizagem de idiomas bem como permitiram a dinamização desse processo. De acordo com Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático. Nessa perspectiva, utilizamos para o desenvolvimento do projeto o site Lyrics Training e o livro “Atividades com Música para o ensino de Inglês” de Potter e Lederman (2012). Lançamos mão de vídeos interativos presentes no site para realizar atividades de escrita das músicas on-line, intercalando com atividades do material didático. Durante o projeto, foram selecionadas quatro canções e à medida que o estudante ouvia uma música, interagia com o jogo, completando suas letras, exercitando vocabulário, compreensão oral e escrita. Tanto as atividades com os objetos digitais quanto as do livro foram feitas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, uma vez que apresentam diferentes exigências. Através de avaliação feita pelo Google Forms, os resultados mostraram que 100% dos alunos alcançados gostaram de estudar inglês desse modo e 100% disse que o objeto digital foi facilitador da aprendizagem; 85,8% dos alunos disseram querer que esse tipo de atividade estivesse mais presente em sala de aula. Assim, constatamos que é possível mediar conhecimento pelo uso das tecnologias digitais e colocá-las ao alcance do aluno. Durante o projeto, foi perceptível o uso eficaz da música como forma de aprendizagem de língua inglesa pelo interesse e desafio que, em conjunto, essas formas de apropriação de língua representaram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, MÚSICA, OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA20_ID1337_16032017212847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SALVIA DE MEDEIROS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SALVIA SOUZA"
    "autor_email" => "salviamsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27350
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E TECNOLOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública da cidade de Garanhuns. O referido trabalho abordou temas básicos da língua inglesa, utilizando a música como forma de aprimoramento de competências de compreensão oral e auditiva, leitura e escrita com o auxílio de objetos digitais. Tendo em vista que, nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas aproximaram culturas e favoreceram a aprendizagem de língua estrangeira, especialmente a  inglesa. Também se tornaram recursos que não só contribuíram para aprendizagem de idiomas bem como permitiram a dinamização desse processo. De acordo com Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático. Nessa perspectiva, utilizamos para o desenvolvimento do projeto o site Lyrics Training e o livro “Atividades com Música para o ensino de Inglês” de Potter e Lederman (2012). Lançamos mão de vídeos interativos presentes no site para realizar atividades de escrita das músicas on-line, intercalando com atividades do material didático. Durante o projeto, foram selecionadas quatro canções e à medida que o estudante ouvia uma música, interagia com o jogo, completando suas letras, exercitando vocabulário, compreensão oral e escrita. Tanto as atividades com os objetos digitais quanto as do livro foram feitas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, uma vez que apresentam diferentes exigências. Através de avaliação feita pelo Google Forms, os resultados mostraram que 100% dos alunos alcançados gostaram de estudar inglês desse modo e 100% disse que o objeto digital foi facilitador da aprendizagem; 85,8% dos alunos disseram querer que esse tipo de atividade estivesse mais presente em sala de aula. Assim, constatamos que é possível mediar conhecimento pelo uso das tecnologias digitais e colocá-las ao alcance do aluno. Durante o projeto, foi perceptível o uso eficaz da música como forma de aprendizagem de língua inglesa pelo interesse e desafio que, em conjunto, essas formas de apropriação de língua representaram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20: O ENSINO DE (OUTRAS) LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS E SUAS LITERATURAS"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, MÚSICA, OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA20_ID1337_16032017212847.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SALVIA DE MEDEIROS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SALVIA SOUZA"
    "autor_email" => "salviamsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho é resultado de projeto de ensino realizado com alunos do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública da cidade de Garanhuns. O referido trabalho abordou temas básicos da língua inglesa, utilizando a música como forma de aprimoramento de competências de compreensão oral e auditiva, leitura e escrita com o auxílio de objetos digitais. Tendo em vista que, nas últimas décadas, as ferramentas tecnológicas aproximaram culturas e favoreceram a aprendizagem de língua estrangeira, especialmente a inglesa. Também se tornaram recursos que não só contribuíram para aprendizagem de idiomas bem como permitiram a dinamização desse processo. De acordo com Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático. Nessa perspectiva, utilizamos para o desenvolvimento do projeto o site Lyrics Training e o livro “Atividades com Música para o ensino de Inglês” de Potter e Lederman (2012). Lançamos mão de vídeos interativos presentes no site para realizar atividades de escrita das músicas on-line, intercalando com atividades do material didático. Durante o projeto, foram selecionadas quatro canções e à medida que o estudante ouvia uma música, interagia com o jogo, completando suas letras, exercitando vocabulário, compreensão oral e escrita. Tanto as atividades com os objetos digitais quanto as do livro foram feitas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos, uma vez que apresentam diferentes exigências. Através de avaliação feita pelo Google Forms, os resultados mostraram que 100% dos alunos alcançados gostaram de estudar inglês desse modo e 100% disse que o objeto digital foi facilitador da aprendizagem; 85,8% dos alunos disseram querer que esse tipo de atividade estivesse mais presente em sala de aula. Assim, constatamos que é possível mediar conhecimento pelo uso das tecnologias digitais e colocá-las ao alcance do aluno. Durante o projeto, foi perceptível o uso eficaz da música como forma de aprendizagem de língua inglesa pelo interesse e desafio que, em conjunto, essas formas de apropriação de língua representaram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.