Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O ENSINO DO GÊNERO POESIA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: GÊNERO, POESIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo destina-se a tratar sobre a problemática dos gêneros textuais, especificamente em relação ao ensino do gênero poesia em sala de aula, isto é, será que esse gênero textual é abordado no ensino da língua portuguesa nas escolas e, se é, como é tratado. A parti de que orientação metodológica ele é apresentado aos/às aprendentes. Para responder essas questões foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e a de campo que foi desenvolvida na EEEFM Prof. Antonio Gomes, no município de Bayeux, com os/as educadores/as de língua portuguesa e educandos/as das duas turmas do 3º ano do ensino médio noturno desta escola, em que se buscou averiguar o processo de ensino-aprendizagem da poesia na escola assim como a absorção por parte dos/as aprendentes pelo gosto a poesia. Concluindo-se que a partir do ensino da poesia enquanto gênero, pensando-se suas características, o Eu lírico, apreendendo e habituando-se a linguagem poética como diz Pinheiro e Oliveira os/as estudantes passam a conhecer, entender e gostar de poesia. Entretanto, existem muitos problemas a serem trabalhados para que o ensino desse gênero torne-se efetivo na rede de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.