O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27534 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL" "resumo" => "Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, INTERCULTURALIDADE, PODCASTING, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID67_14032017195615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA" "autor_email" => "edsons_@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27534 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 67 "titulo" => "O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL" "resumo" => "Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)" "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, INTERCULTURALIDADE, PODCASTING, LÍNGUA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID67_14032017195615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA" "autor_email" => "edsons_@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }