Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL

Palavra-chaves: COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, INTERCULTURALIDADE, PODCASTING, LÍNGUA ESPANHOLA Comunicação Oral (CO) GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27534
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL"
    "resumo" => "Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, INTERCULTURALIDADE, PODCASTING, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID67_14032017195615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA  SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27534
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 259
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "O PODCASTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: O ENSINO DE E/LE, A WEB 2.0 E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA E INTERCULTURAL"
    "resumo" => "Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA COMUNICATIVA, INTERCULTURALIDADE, PODCASTING, LÍNGUA ESPANHOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID67_14032017195615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA  SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Frente às mudanças ocorridas nos últimos anos no âmbito educacional, principalmente devido ao desenvolvimento tecnológico, cada vez é maior a difusão e o aproveitamento das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de línguas, em especial nas aulas de língua espanhola, já que o uso de tecnologias no espaço escolar visualizam novas possibilidades de ensinar e aprender por meio de um ambiente democrático e colaborativo. Por essa razão, sentimo-nos motivados para apresentar esta proposta de trabalho que procura refletir, discutir e problematizar o uso do podcasting nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), tendo em vista que os participantes do processo de ensino-aprendizagem não são os mesmos de antes, assim como, tal ferramenta digital é uma importante fonte de material autêntico e, que coloca os aprendizes diante de episódios linguísticos sobre diversos temas, dadas características dessa tecnologia. Com isso, acreditamos ser um recurso interessante para o desenvolvimento da competência comunicativa (CANALE, 1995; MCER, 2001), bem como da competência intercultural (OLIVEIRAS, 2000) que segundo Bhatia (1993) apud Marcuschi (2008) é “crucial ao ensino de uma segunda língua”. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa concentrada em questões do ensino-aprendizado de E/LE e na inserção e uso de podcasting nas aulas, já que é uma ferramenta digital de grande potencial para o desenvolvimento de várias habilidades comunicativas e que torna o ensino-aprendizado mais prazeroso, atrativo e, sobretudo, interativo, uma vez que possibilita praticar a língua estrangeira sem exigir dos aprendizes um nível alto de letramento digital. Por fim, entendemos que o uso de podcasting proporciona criar momentos diversificados que promovem o interesse e a participação dos envolvidos e auxiliam no desenvolvimento das competências comunicativas, através de uma metodologia significativa, tentando assim atender às necessidades de uma sociedade globalizada e de uma educação que exige (a todo o momento) do profissional da educação a sua capacidade de buscar novos caminhos e ferramentas didáticas para o processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.