Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE MEMES

Palavra-chaves: MEMES, GÊNERO TEXTUAL, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
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Para tanto, esse artigo propõe investigar a plausibilidade de utilização educativa, no ensino de língua materna, dos memes oriundos da página humorística Bode Gaiato e que, normalmente, costumam circular nas redes sociais atualmente destacáveis em nossa sociedade, tais como: Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros. Essas produções estão impregnadas de valores socioculturais, bem como regionais, através de uma linguagem recorrentemente tida como nordestinizada e que, dessa forma, costuma se apresentar um tanto quanto diferente da linguagem rotulada como padrão da língua portuguesa, graças as suas características estereotipadas. Assim, metodologicamente, pretende-se evidenciar como esses gêneros podem ser utilizados em sala de aula para o desenvolvimento da habilidade leitora e, principalmente, da capacidade de reescrita pelos alunos desses textos para uma possível adequação à linguagem padrão, não por considerar essa ou aquela variante mais valorativa do que a outra, mas, sim, procurando despertar, no alunado, a desenvoltura em utilizar as mais sortidas manifestações da língua portuguesa existentes em nosso meio. Nesse sentido, utilizou-se como suporte teórico os estudos de Bakhtin (2003); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004); Marcuschi (2008) bem como os postulados de autores como Oliveira (2010), e Libâneo (2013). Já sobre a relevância dos memes no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, utilizar-se-á das contribuições de Cerqueira (2015). Como possíveis resultados, entende-se que a recorrência de textos provenientes das redes sociais é relevante para o ensino da língua portuguesa, em virtude de que muitas pessoas, que tem acesso a esses memes, conseguem, de forma direta ou indireta, reconhecer as variantes da língua materna que se manifestam nesses gêneros tematicamente humorísticos.O presente trabalho procura demonstrar como os memes que circulam na esfera digital, principalmente nas redes sociais, podem ser utilizados em sala de aula como" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "MEMES, GÊNERO TEXTUAL, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID965_13032017153321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAMIANA FORMIGA PEREIRA " "autor_nome_curto" => "NARA FORMIGA " "autor_email" => "nara_deus@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27485 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 965 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE MEMES" "resumo" => "O presente trabalho procura demonstrar como os memes que circulam na esfera digital, principalmente nas redes sociais, podem ser utilizados em sala de aula como possibilidade de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho procura demonstrar como os memes que circulam na esfera digital, principalmente nas redes sociais, podem ser utilizados em sala de aula como possibilidade de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Uma das funcionalidades textuais desses gêneros de conteúdo humorístico é fazer com que a língua portuguesa se materialize para seus interlocutores por meio da integração texto e imagem. Textualidade essa normalmente encontrada nos memes. Para tanto, esse artigo propõe investigar a plausibilidade de utilização educativa, no ensino de língua materna, dos memes oriundos da página humorística Bode Gaiato e que, normalmente, costumam circular nas redes sociais atualmente destacáveis em nossa sociedade, tais como: Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros. Essas produções estão impregnadas de valores socioculturais, bem como regionais, através de uma linguagem recorrentemente tida como nordestinizada e que, dessa forma, costuma se apresentar um tanto quanto diferente da linguagem rotulada como padrão da língua portuguesa, graças as suas características estereotipadas. Assim, metodologicamente, pretende-se evidenciar como esses gêneros podem ser utilizados em sala de aula para o desenvolvimento da habilidade leitora e, principalmente, da capacidade de reescrita pelos alunos desses textos para uma possível adequação à linguagem padrão, não por considerar essa ou aquela variante mais valorativa do que a outra, mas, sim, procurando despertar, no alunado, a desenvoltura em utilizar as mais sortidas manifestações da língua portuguesa existentes em nosso meio. Nesse sentido, utilizou-se como suporte teórico os estudos de Bakhtin (2003); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004); Marcuschi (2008) bem como os postulados de autores como Oliveira (2010), e Libâneo (2013). Já sobre a relevância dos memes no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, utilizar-se-á das contribuições de Cerqueira (2015). Como possíveis resultados, entende-se que a recorrência de textos provenientes das redes sociais é relevante para o ensino da língua portuguesa, em virtude de que muitas pessoas, que tem acesso a esses memes, conseguem, de forma direta ou indireta, reconhecer as variantes da língua materna que se manifestam nesses gêneros tematicamente humorísticos.

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Comentários

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  • António Domingos

    Pretendo trabalhar o meu TFC em torno desse novo método. Na nossa comunidade usam-se frequentemente as redes sociais e os memes mas não se dá a elas um tratamento devido e adequado.

    18/10/2021 14:01:25
  • Odaleia Bisinoto Paulino Leite

    interessante

    30/08/2021 22:49:43
  • Lidiane Augusta Coelho de Barros

    Acho louvável esse novo método.

    26/08/2021 09:35:44
  • Lidiane Augusta Coelho de Barros

    Interessante e criativo.

    25/08/2021 09:37:49
  • Cristiane Alves da Silva

    Excelente!

    24/07/2021 15:40:43
  • vilma muniz daufenback

    .......

    13/06/2021 16:58:56
  • Maricelia N. Souza Polli.

    é uma ideia louvável que agrada as crianças e jovem, nós professores precisamos adaptar novas formas de ensinar os conteúdos.

    13/05/2021 15:51:23

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