A linguagem humana é uma das habilidades mais importantes para aquisição dos inúmeros tipos de conhecimentos que podemos desenvolver ao longo da nossa vida. Sem ela, ficamos limitados ao acesso as informações produzidas historicamente pela humanidade e de intervirmos nesse processo construtivo. Para a grande parte da população, adquirir uma língua de forma natural é o comum e o esperado, mas não é o que acontece com os/as surdos/as. Grande parte deles nascem em famílias de ouvintes que não sabem como lhes instruir, ficando toda a responsabilidade para as instituições escolares. Por sua vez, as escolas precisam desenvolver estratégias metodológicas cada vez mais efetivas, não contemplando apenas a aprendizagem de conteúdos pré-estabelecidos, mas também de uma língua. A partir do exposto, o presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do uso da literatura surda em sala de aula para a promoção da aquisição da Língua Brasileira de Sinais a Libras como primeira língua (L1), garantindo maiores oportunidades de acesso a um mundo de informação historicamente negado. A base teórica utilizada para esta pesquisa foi Gava et al (2015), Karnopp (2010), Faria (2012), Strobel (2016), dentre outros. Esta pesquisa se insere nos estudos da educação inclusiva, utilizando o método qualitativo, de caráter exploratório, tendo a pesquisa bibliográfica como procedimento para coleta de dados, e sendo a análise de conteúdo o procedimento que mais se adequou para a análise dos dados. Através da metodologia apresentada, chegamos à conclusão que a literatura surda possibilita o aprendizado da Libras de uma forma lúdica e prazerosa, onde os livros utilizados são importantíssimos para desenvolver não só a língua, mas também a identidade surda, fortalecendo ainda mais a cultura desse povo pautada nas experiências visuais.