O presente artigo tem por objetivo apresentar as analises acerca de uma pesquisa na educação infantil sobre as contribuições da literatura infantil como uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada numa escola publica na cidade de Almino Afonso, em uma sala de 5° ano do ensino fundamental I. O objetivo da pesquisa, no entanto é analisar como as crianças veem a literatura dentro da sala de aula, de que forma ela está sendo aplicada e como ocorrem essas aulas de leitura, para isso se fez necessário à elaboração de um questionário onde continham perguntas referentes à literatura infantil no geral, como se dão as práticas de leituras em sala de aula, e qual a relevância que a mesma tinha no processo de ensino/aprendizagem da criança. O questionário foi feito com uma porcentagem mínima de alunos encontrados na sala de aula. Os resultados demonstram o quanto às crianças almeja por aulas mais dinâmicas, que possibilite as mesmas se movimentarem, usarem a imaginação, desenvolverem habilidades cognitivas e psicomotoras, saindo de fato da leitura mecânica, que muitas vezes não ultrapassam do livro didático. Ressalta que a prática pedagógica na Educação Infantil requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade de ensino e organização da prática pedagógica elucidada numa perspectiva lúdica. Salienta-se assim o quanto é importante o professor está se reciclando, se informando de novos métodos, de novas abordagens que podem ser levadas as salas de aulas, tornando-as prazerosas e mais atrativas para seus educandos.