Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, MODELO IDEOLÓGICO, LETRAMENTO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27464
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações.  Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto:  a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários.  Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes.  A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, MODELO IDEOLÓGICO, LETRAMENTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID720_12032017130327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME"
    "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27464
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações.  Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto:  a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários.  Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes.  A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, MODELO IDEOLÓGICO, LETRAMENTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID720_12032017130327.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME"
    "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações. Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto: a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários. Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes. A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.