NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27464 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE" "resumo" => "O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações. Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto: a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários. Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes. A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, MODELO IDEOLÓGICO, LETRAMENTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID720_12032017130327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME" "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME" "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27464 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 182 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NAS VISÕES DE RILDO COSSON E ELIANA ALBUQUERQUE" "resumo" => "O presente trabalho objetiva ressaltar pontos de discussões levantados no âmbito de estudo e pesquisa do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) 2016 – 2017, tendo como fundamentos teóricos Rildo Cosson, em seu ensaio “Literatura: modos de ler na escola”, e, principalmente, o trabalho de tese de Eliana Borges Correia de Albuquerque, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (o caso de Recife)”. Nosso PIBIC, intitulado “Leitura, literatura e ensino: novas perspectivas”, orientado pela Professora Doutora Andrea de Morais Costa Buhler, toma como discussão fundamental a reflexão das abordagens de leitura e textos literários na sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão do problema, bem como apresentar os limites e as perspectivas das metodologias tradicionais e inovadoras. A pesquisa em andamento, potencializando as discussões é producente, na medida em que o confronto das abordagens resulta no amadurecimento das posições e ações. Dessa forma, ressalta-se, de modo geral, os vários aspectos do texto: a sistematização nos manuais da literatura para o ensino médio, a influência historicista sobre os textos, a relação texto, autor, leitor e contexto, e os objetos que geram a leitura (texto, contexto e intertexto), bem como a utilização do modelo ideológico de letramento na leitura de textos literários. Não obstante, para este estudo especifico, ressaltaremos aspectos dos textos de Cosson e Eliana Borges relativos às abordagens da leitura e literatura realizadas pelos docentes. A ideia é registrar e comentar as posições de Cosson e de Eliana Borges, em seus respectivos estudos, abordando suas semelhanças e diferenças quanto à problemática do ensino de textos literários em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, MODELO IDEOLÓGICO, LETRAMENTO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID720_12032017130327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO DE MELLO LAIME" "autor_nome_curto" => "EDUARDO LAIME" "autor_email" => "eddymello_16@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }