A TRAGÉDIA AMOROSA PORTUGUESA NO GÊNERO EPISTOLAR DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XX: VOZES QUE ECOAM DE MARIANA À FLORBELA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27223 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 1067 "titulo" => "A TRAGÉDIA AMOROSA PORTUGUESA NO GÊNERO EPISTOLAR DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XX: VOZES QUE ECOAM DE MARIANA À FLORBELA" "resumo" => "É comum ouvir professores comentarem das dificuldades em se trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental. Esta pesquisa analisará se os estudantes do 9º Ano de uma escola do município de São José do Belmonte têm a prática da leitura do texto literário promovida na escola de forma que contribua como meio de apropriação do prazer que existe na compreensão crítica e reflexiva do texto. Objetivando promover a leitura e a apreciação das narrativas que fazem parte do gênero epistolar: “Cartas Portuguesas” (Soror Mariana Alcoforado), “Amor de Perdição” (Camilo Castelo Branco), “O Primo Basílio” (Eça de Queirós), e “Sempre Tua” (Florbela Espanca) , distinguindo nestes textos os traços marcantes que representam a “mulher” em seu contexto histórico, social e literário; bem como reconhecer semelhanças na representação do amor trágico presentes nas obras em estudo. A leitura minuciosa das narrativas que compõem as epistolografias presentes nas obras citadas acima possibilita conhecer diversos aspectos relativos à vida da mulher nos séculos XVII ao século XX. O que lemos quando lemos um texto literário? Segundo Cosson (2014), o caminho a essa resposta passa por quatro elementos: o leitor, o autor, o texto e o contexto. Além disso, é necessário interligar estes elementos a três objetos: o texto, o contexto e o intertexto, para então, constituir o diverso e multifacetado diálogo da leitura. Assim, a leitura dos romances epistolares Cartas Portuguesas (Soror Mariana Alcoforado), Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco), O Primo Basílio (Eça de Queirós), e Sempre Tua (Florbela Espanca) nos permite fazer diversas leituras, conforme o autor. Será feita uma leitura do contexto, por acreditar ser esta uma forma adequada de ler tais obras. Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizada a pesquisa qualitativa, numa busca de contemplar os propósitos investigativos que envolvem a obtenção e a descrição de dados adquiridos através do contato direto do pesquisador com a situação estudada, prioriza o processo sobre o produto , retratando a perspectiva dos participantes. Torna-se evidente este propósito porque a intenção é apresentar a visão da mulher enquanto escritora de cartas num contexto sociocultural e histórico que lhes são contrários e analisar esta compreensão sob o olhar dos envolvidos nas leituras de seus textos. Tal compreensão será desenvolvida através da vivência de Sequências Básicas de Leituras, embasadas em COSSON (2014) e nos documentos oficiais que norteiam a Educação em Pernambuco. Bem como os teóricos elencados na Fundamentação teórica e Referências Bibliográficas que comporão toda esta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITURA, CARTAS, MULHER, SEQUÊNCIA BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1067_14032017080710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX SANDRA DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "ALEX SANDRA MOU" "autor_email" => "alexmssandra@gmail.com" "autor_ies" => "UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27223 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 226 "inscrito_id" => 1067 "titulo" => "A TRAGÉDIA AMOROSA PORTUGUESA NO GÊNERO EPISTOLAR DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XX: VOZES QUE ECOAM DE MARIANA À FLORBELA" "resumo" => "É comum ouvir professores comentarem das dificuldades em se trabalhar a leitura literária no Ensino Fundamental. Esta pesquisa analisará se os estudantes do 9º Ano de uma escola do município de São José do Belmonte têm a prática da leitura do texto literário promovida na escola de forma que contribua como meio de apropriação do prazer que existe na compreensão crítica e reflexiva do texto. Objetivando promover a leitura e a apreciação das narrativas que fazem parte do gênero epistolar: “Cartas Portuguesas” (Soror Mariana Alcoforado), “Amor de Perdição” (Camilo Castelo Branco), “O Primo Basílio” (Eça de Queirós), e “Sempre Tua” (Florbela Espanca) , distinguindo nestes textos os traços marcantes que representam a “mulher” em seu contexto histórico, social e literário; bem como reconhecer semelhanças na representação do amor trágico presentes nas obras em estudo. A leitura minuciosa das narrativas que compõem as epistolografias presentes nas obras citadas acima possibilita conhecer diversos aspectos relativos à vida da mulher nos séculos XVII ao século XX. O que lemos quando lemos um texto literário? Segundo Cosson (2014), o caminho a essa resposta passa por quatro elementos: o leitor, o autor, o texto e o contexto. Além disso, é necessário interligar estes elementos a três objetos: o texto, o contexto e o intertexto, para então, constituir o diverso e multifacetado diálogo da leitura. Assim, a leitura dos romances epistolares Cartas Portuguesas (Soror Mariana Alcoforado), Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco), O Primo Basílio (Eça de Queirós), e Sempre Tua (Florbela Espanca) nos permite fazer diversas leituras, conforme o autor. Será feita uma leitura do contexto, por acreditar ser esta uma forma adequada de ler tais obras. Para o desenvolvimento deste trabalho será utilizada a pesquisa qualitativa, numa busca de contemplar os propósitos investigativos que envolvem a obtenção e a descrição de dados adquiridos através do contato direto do pesquisador com a situação estudada, prioriza o processo sobre o produto , retratando a perspectiva dos participantes. Torna-se evidente este propósito porque a intenção é apresentar a visão da mulher enquanto escritora de cartas num contexto sociocultural e histórico que lhes são contrários e analisar esta compreensão sob o olhar dos envolvidos nas leituras de seus textos. Tal compreensão será desenvolvida através da vivência de Sequências Básicas de Leituras, embasadas em COSSON (2014) e nos documentos oficiais que norteiam a Educação em Pernambuco. Bem como os teóricos elencados na Fundamentação teórica e Referências Bibliográficas que comporão toda esta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITURA, CARTAS, MULHER, SEQUÊNCIA BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1067_14032017080710.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX SANDRA DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "ALEX SANDRA MOU" "autor_email" => "alexmssandra@gmail.com" "autor_ies" => "UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }