OLIVEIRA, Jacson Gonçalves De. O nietzsche poeta na sala de aula. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27523>. Acesso em: 27/12/2024 14:35
O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA Jacson Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas. Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche.