Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: POESIA, ENSINO, NIETZSCHE Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27523
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA\r\n
      \r\n
      Jacson Gonçalves de Oliveira\r\n
      Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com \r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas.\r\n
      Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, NIETZSCHE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1082_14032017133535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACSON GONÇALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACSON"
    "autor_email" => "gonsalvespb83@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27523
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 241
    "inscrito_id" => 1082
    "titulo" => "O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA\r\n
      \r\n
      Jacson Gonçalves de Oliveira\r\n
      Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com \r\n
      \r\n
      \r\n
      Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas.\r\n
      Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, NIETZSCHE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1082_14032017133535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACSON GONÇALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JACSON"
    "autor_email" => "gonsalvespb83@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O NIETZSCHE POETA NA SALA DE AULA Jacson Gonçalves de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba, gonsalvespb83@gmail.com Resumo: Existem algumas dificuldades de se ministrar aulas de filosofia no Ensino Básico, essas dificuldades são geradas por diversos fatores: a recente entrada da filosofia no currículo escolar, as ameaças de retirá-la, inverdades disseminadas sobre o seu conteúdo e falta de uma cultura geral dos alunos que os possibilitaria compreenderem melhor a filosofia, além da falta de qualificação de alguns profissionais que ensinam a disciplina. Diante dessa situação, o nosso objetivo com essa pesquisa é oferecer uma proposta de recurso didático para o melhoramento das aulas de filosofia. Objetivamos mostrar que a poesia com suas metáforas, imagens e outros recursos estilísticos podem ser usados como instrumentos de ensino. Com isso sugerimos que a poesia do filósofo Friedrich Nietzsche (1844-1900) se adequa a nossa proposta, pois sua produção poética é também filosófica. Assim sendo, afirmamos que a sala de aula é também ambiente para o Nietzsche poeta, pois é nesse lugar que podemos encontrar angústias humanas que o filósofo alemão apresenta na sua poesia. Para atingir os objetivos aqui expostos, usamos como método a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a consulta de livros, artigos e ensaios. Com a finalidade de nos familiarizarmos com o tema, aprofundando-o. Esse método foi escolhido, pois o mesmo nos deu maior segurança para a escrita. Chegamos aos seguintes resultados: os textos poéticos de Nietzsche podem ser usados para ensinar filosofia devido a sua natureza filosófica, além disso, conseguimos relacionar os temas apresentados nos poemas com os pensamentos de grandes filósofos da tradição, possibilitando assim o lastro, o fundamento filosófico para as aulas que venham a ser ministradas. Palavras-chave: Poesia, ensino, Nietzsche.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.